
Um dos grande problemas decorrentes do coronavírus é a insuficiência respiratória, que em muitos casos, leva à morte. E em todo o mundo, hospitais sofrem com a falta de respiradores, já que os aparelhos são muito caros. Mas um projeto feito no Brasil pode mudar essa situação.
Nos últimos dias, o vídeo de um protótipo de Respirador Mecânico Emergencial (RME) chamou a atenção nas redes sociais. E o responsável pela ideia, o professor Daniel Almeida, de Mogi Guaçu, em São Paulo, espera com sua ideia, salvar muitas vidas.
“Comecei a pensar no que fazer para ajudar as pessoas no Brasil. Está faltando respiradores. Então porque não desenvolver um protótipo? Vou criar algo que pode ser inovador e ajudar muitas pessoas pelo Brasil e pelo mundo. É um protótipo, eu estou conversando com médicos para adequar às normas de funcionamento, mas falta pouco”, conta.
Para que o produto possa ser finalizado, são necessários alguns ajustes para que possa ser utilizado por pacientes. O grande problema está na aquisição de peças, já que pelos decretos, o comércio em geral está fechado. Mesmo assim, Daniel já negocia com investidores que poderiam fabricar o respirador em larga escala.
“Apareceram empresários do Brasil, gostei de conversar com eles, estamos negociando. Um pessoal serio, pessoal honesto. Não é tão simples, mas estamos vivendo em estado de guerra. E na guerra, não pode pensar muito. Meu objetivo é salvar vidas. Que esse projeto possa ser homologado, adequado e ir para a rua”, explica.
Como faltam peças para finalizar o protótipo, ainda não é possível calcular o valor que custaria para fabricar. Porém, Daniel garante que será acessível. Já um respirados atual, custa entre R$ 50 mil e R$ 120 mil.
Confira a entrevista que Daniel deu para o repórter Thathyanno Desa
Parabéns pelo o seu projeto que Deus te ilumine e outros também seja iluminado para sugir novas idéias para salvar vidas.👏👏👏💯💯💯
Grandioso e Valoroso professor Daniel de Almeida !!!
Fico feliz por demais deste invento seu, pois estaremos à disposição para sanar dúvidas, pois temos bastante interesse neste seu invento.
Parabéns GRANDE DANIEL, que seu PROJETO possa ser Construído em grande escala e possa ajudar tantos hospitais e enfermos que necessitam do respirador. Abs.