Embaixador dos Estados Unidos nega ter defendido Donald Trump em negociação do etanol

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, negou nesta segunda-feira (3) que tenha defendido junto a autoridades brasileiras que a derrubada de barreiras comerciais ao etanol americano beneficiará a reeleição do presidente Donald Trump.

“Qualquer interpretação de que minha defesa de interesses comerciais de longa data, durante um ano eleitoral, foi uma tentativa para beneficiar um candidato presidencial específico é simplesmente incorreta”, disse Chapman, em nota divulgada pela embaixada em Brasília.

Autoridades americanas passaram a argumentar que o governo Jair Bolsonaro poderia melhorar as chances de reeleição de Trump caso aceite eliminar uma sobretaxa ao etanol americano importado. Na semana passada, após o tema voltar a ser noticiado por jornais brasileiros, o Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos EUA, controlado por democratas, enviou uma carta à embaixada em Brasília exigindo explicações.

Eliot Engle, presidente do comitê congressual, disse que o uso de argumentos políticos e eleitorais para a defesa de um objetivo comercial seria “inapropriado para um embaixador americano” e uma potencial violação de leis dos EUA, uma vez que os diplomatas deveriam adotar uma postura não partidária. O deputado americano demandou que Chapman detalhasse em uma correspondência ao comitê o conteúdo de suas tratativas com membros do governo brasileiro sobre etanol.

“Em nenhum momento solicitei aos oficiais brasileiros que tomassem quaisquer medidas em apoio a qualquer candidato presidencial [americano]”, defendeu-se Chapman, no comunicado divulgado nesta segunda. Chapman alega que publicações da imprensa “descaracterizam” assuntos discutidos com autoridades brasileiras, alegando que o diplomata americano sugeriu que um “resultado particular de uma questão poderia favorecer as chances de eleição de um candidato presidencial sobre outro”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*