Pandemia: Em livro, Donald Trump confessa que mentiu a americanos sobre gravidade de vírus

O presidente Donald Trump sabia desde o fim de janeiro que o coronavírus era “mortal” e facilmente transmissível pelo ar, mas disse que ele “sempre minimizou” a covid-19 de propósito a fim de evitar “pânico” nos Estados Unidos. Quem fez a revelação foi o próprio Trump em 18 entrevistas ao jornalista Bob Woodward, que relata as conversas com o presidente em seu novo livro “Rage” (Fúria, em inglês).

É a primeira vez que Trump admite que sabia da gravidade de coronavírus muito antes de decidir enfrentar mais duramente a pandemia, o que só aconteceria na metade de março. No fundo, ele confessa que mentiu à opinião pública americana. No livro, Woodward revela que Robert O’Brien, conselheiro de segurança nacional, alertou Trump em 28 de janeiro sobre a gravidade da pandemia de coronavírus numa reunião ultrassecreta do serviço de inteligência no Salão Oval da Casa Branca: “Essa será a maior ameaça à segurança nacional que o sr. enfrentará em sua Presidência. (…) Essa vai ser a coisa mais difícil que o sr. enfrentará”.

Impacto na corrida eleitoral americana

A revelação do livro de Woodward deve causar forte dano eleitoral a Trump na reta final da campanha presidencial. De certa, cai por terra toda a estratégia do presidente para dizer que agiu corretamente em relação à pandemia. As provas de sua incompetência e negligência saíram da sua própria boca, afirmando que sempre quis minimizar a mais grave crise sanitária do planeta em um século.

No fundo, Trump pensou que sua estratégia de negação seria o melhor caminho para a sua reeleição Ao fazer uma avaliação sobre o combate à pandemia após conversas com suas fontes, Woodward diz que “Trump nunca pareceu disposto a mobilizar totalmente o governo federal e continuamente parecia empurrar os problemas para os estados”. Segundo Woodward, “não havia uma teoria de gestão real do caso ou como organizar uma grande empresa para lidar com uma das emergências mais complexas que os Estados Unidos já enfrentaram”.

A porta-voz de Trump, Kayleigh Mcenany, reagiu às revelações do livro em pronunciamento no início da tarde. Ela disse que Trump deixou claro nos comentários que fez com Woodward que sempre procurou “evitar o caos” e que disse que o governo estava tomando medidas efetivas contra a covid-19.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*