EUA: 5 grandes tempestades se formam ao mesmo tempo no Atlântico pela 2ª vez na história e ameaçam país

Todos os anos, nesta mesma época, meteorologistas começam a estimar como será a temporada de furacões e tempestades tropicais que afetarão principalmente a América do Norte e o Caribe. E como se não faltasse mais nada em 2020, pela segunda vez na história, cinco ciclones tropicais simultaneamente ativos foram detectados no oceano Atlântico.

A última vez que um fenômeno semelhante ocorreu foi em 1971, quando o mesmo número de tempestades tropicais foi registrado no Atlântico ao mesmo tempo. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, por sua sigla em inglês), as formações são o furacão Paulette, o furacão Sally, as tempestades tropicais Teddy e Vicky e a depressão tropical René.

Enquanto o furacão Paulette passa pelas Bahamas, o Sally está prestes a entrar nos EUA, entre os Estados de Louisiana e Mississippi. Mas por que esse fenômeno tão incomum está ocorrendo? Isso é um anúncio do que acontecerá na temporada de furacões deste ano? “Temos que ter algo claro: não há uma resposta única para esse fenômeno. O que vemos aqui é a soma de muitos fatores que coincidem para produzir essas cinco tempestades tropicais ao mesmo tempo”, disse o meteorologista Jim Dale.

A temporada

Segundo os cientistas, diversos fatores atuam na formação dos ciclones tropicais — que, de acordo com seu avanço, se transformam em furacões ou tempestades tropicais. Isso vai depender “do aquecimento da água, das áreas de baixa pressão em águas quentes, da direção dos ventos, da absorção dos ventos quentes e frios que lhe dão velocidade, entre outros (fatores)”, diz Dale.

Dale também destaca que o aquecimento global certamente influenciará o número de furacões e tempestades tropicais que afetarão essa região do planeta no futuro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*