Joe Biden quer legalizar 11 milhões de imigrantes nos Estados Unidos

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, está preparando um plano ousado para regularizar a situação de imigrantes no país, segundo o site Politico. Ele pretende promover uma reforma legislativa para favorecer os imigrantes, que envolveria, entre outras coisas, facilitar a obtenção de cidadania para cerca de 11 milhões de imigrantes que estão nos EUA em situação ilegal.

As informações teriam sido reveladas em uma reunião de Biden e de sua vice, Kamala Harris, com representantes da comunidade latina nos Estados Unidos.

Uma das marcas da campanha presidencial do antecessor de Biden, Donald Trump, foram as propostas de restringir a imigração ao país. A principal delas é o chamado “Trump Wall” – muro de Trump –, que visa separar os EUA do México com uma barreira física.

O plano de Biden é o oposto de Donald Trump, cuja bem-sucedida campanha presidencial de 2016 se baseou em parte na redução ou interrupção da imigração ilegal.

“Isso realmente representa uma mudança histórica da agenda anti-imigrante de Trump, que reconhece que todos os imigrantes sem documentos que estão atualmente nos Estados Unidos devem ser colocados em um caminho para a cidadania”, disse Marielena Hincapie, diretora executiva da Lei Nacional de Imigração Center, que foi informado sobre a conta.

Se bem-sucedida, a legislação seria o maior movimento para conceder status ilegal a pessoas no país desde que o presidente Ronald Reagan anistiou quase 3 milhões de pessoas em 1986. Os esforços legislativos para revisar a política de imigração falharam em 2007 e 2013.

Ron Klain, novo chefe de gabinete de Biden, disse no sábado que Biden enviará um projeto de lei de imigração ao Congresso “em seu primeiro dia de mandato”. Ele não entrou em detalhes e o escritório de Biden se recusou a comentar os detalhes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*