Tempestade invernal provoca frio recorde nos Estados Unidos

A tempestade de inverno vinda do Ártico chamada Uri, deixou milhões de pessoas sem energia e tem levado um frio recorde aos Estados Unidos desde sábado passado (12/02), também tirou a vida de pelo menos 20 pessoas nos últimos dias, em acidentes de carro e até envenenamentos por monóxido de carbono.

No dia 16 de fevereiro, três pessoas foram encontradas mortas após a passagem de um tornado numa cidade litorânea do condado de Brunswick, na Carolina do Norte, fenômeno que não chegou a ser previsto pelas autoridades.

De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA, mais de 70% do país estava coberto de neve. Centenas de recordes de temperaturas já foram ou ainda serão quebrados durante essa imersão de ar polar no continente.

O Serviço Meteorológico Nacional ficou “muito surpreso com a rapidez com que essa tempestade se intensificou e por ter sido à noite, quando a maioria das pessoas está em casa e na cama, isso cria uma situação muito perigosa”, disse o Diretor de Serviços de Emergência Ed Conrow. Também no dia 16/02, em Houston, Texas, quatro pessoas de uma mesma família morreram num incêndio em sua casa enquanto usavam um lareira para se aquecer. A tempestade invernal atingiu principalmente os estados do Deep South, incluindo o Texas, geralmente de temperaturas mais amenas. “Essa é uma das piores ondas de frio em 30 anos para o estado do Texas, estado acostumado com o Clima quente e desértico.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos afirmam que, ao se aventurar ao ar livre, as pessoas devem usar um casaco bem tecido, junto com camadas internas de roupas leves e quentes, luvas, chapéu, lenço e botas impermeáveis.

Baixas extremas

Várias cidades tiveram temperaturas baixas recordes. Em Minnesota, por exemplo, a estação meteorológica de Hibbing/Chisholm registrou -39ºC enquanto Sioux Falls, na Dakota do Sul, registrou -26ºC.

Também registraram temperaturas baixíssimas nos últimos dias Denver (-26,7ºC), Dodge City (-25,6ºC), Amarillo (-23,8ºC) e Oklahoma City (-21,7ºC).

Nova tempestade a caminho

No último aviso oficial, emitido esta madrugada, o Serviço Nacional do Tempo dos EUA alertou que até hoje, 17 de fevereiro, mais de 100 milhões de americanos estão sob avisos de tempestade de inverno na região Centro-Sul do país, nos estados do Arkansas, Texas, Mississippi, Virgínia, Carolina do Norte e Louisiana e que as temperaturas ainda permanecerão 20 a 35 graus abaixo do normal em todas as planícies, vale do Mississippi e parte inferior dos Grandes Lagos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*