
Os Estados Unidos enfrentam onda de calor que colocou ao menos 12 Estados em alerta nesta semana, segundo informações. De acordo com Brandon Miller, meteorologista da emissora norte-americana, esse cenário é um “impacto claro das mudanças climáticas”.
“O aumento das temperaturas conduzirá esse ciclo vicioso, especialmente em lugares como o oeste dos Estados Unidos, onde as chuvas têm diminuído visivelmente”, afirma Miller.
A capital de Utah, Salt Lake City, registrou um recorde histórico de 41,6ºC na 3ª feira (15.jun.2021).
O governo informou que esse foi o ápice de temperatura observado em 147 anos. O recorde só havia sido batido duas outras vezes, em julho de 2002 e julho de 1960.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos em Salt Lake City já havia avisado, 4 dias antes de a cidade enfrentar a alta histórica na temperatura, que ficaria “muito quente por muito tempo”.
“Não há forma fácil de dizer isso, então vamos direto ao ponto: vai ficar muito quente por muito tempo a partir de semana que vem. Essa área vai ficar muito acima do normal durante toda a semana”, diz a publicação no Twitter, feita na 6ª feira (11.jun).
Os especialistas, entretanto, previam que o recorde de 3ª feira (15.jun) seria de 40,5ºC, 1,1ºC a menos do que foi registrado na data. Segundo as autoridades, as temperaturas devem ficar acima de 37,8ºC por 6 dias consecutivos.
O órgão norte-americano de meteorologia alertou ainda para a alta na temperatura em várias outras regiões no oeste do país.
Faça um comentário