Talibã possui US$ 85 bilhões em veículos e equipamentos americanos, segundo congressista republicano

US$ 85 bilhões. Esse é o valor estimado em veículos e equipamentos americanos que ficaram em posse do Talibã, no Afeganistão. O número foi destacado pelo congressista republicano Jim Banks, em um longo discurso.

“Por causa da negligência desta administração e da retirada apressada do Afeganistão que eles conduziram. Eles deixaram 85 bilhões de dólares de equipamentos americanos nas mãos dos nossos inimigos, o Talibã. 75 mil veículos, mais de 200 aviões e helicópteros, mais de 600 mil armas. O talibã tem agora mais helicópteros Blackhawk do que 85% dos países no mundo. Eles têm visão noturna, equipamentos de proteção corporal e, incrivelmente, o Talibã tem agora dispositivos biométricos que têm as impressões digitais, scanners de retina e informações biográficas de todos os afegãos que nos ajudaram e estiveram ao nosso lado ao longo dos últimos 20 anos”, destacou o congressista.

Banks lembrou que a Casa Branca é omissa no que diz respeito ao Afeganistão. “Não há nenhum plano desta administração para recuperar essas armas. Não há nenhum plano para contabilizar qualquer um desses equipamentos ou armas. Deixem-me ser claro. Se algum americano for ameaçado, ferido, morto ou não for retirado com segurança do Afeganistão ou se qualquer uma dessas armas ou equipamento militar for usado para ameaçar, ferir ou matar americanos agora ou em qualquer momento no futuro, o sangue estará nas mãos de Joe Biden. Os EUA vão enfrentar a Al Qaeda 3.0. A comunidade de inteligência foi muito clara e nos alertou repetidamente. O Talibã assumindo o controle significa que a Al Qaeda 3.0 vem rugindo de volta. Exeto agora, estamos em uma posição pior do que estávamos antes de 2001. Não temos bases na região. Nossos aliados locais estão sendo caçados enquanto falamos. E como todos ouvimos hoje, o Talibã está armado até os dentes, dessa forma que os soldados americanos terão que voltar para lidar com o problema e com a incompetência desta administração. Quantos vão morrer agora porque terão que lutar enfrentando o nosso próprio equipamento, nosso próprio equipamento para lidar com a Al Qaeda 3.0. Teremos outra Post Night Club? Teremos outro São Bernardino? Teremos outro 11 de setembro por causa dessa incompetência?”, questiona.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*