Pessoas NÃO podem indicar o “melhor advogado” em troca de PAGAMENTO

Em Massachusetts, assim como na maioria dos estados nos Estados Unidos, um ADVOGADO ou escritório de advocacia NÃO PODE DIVIDIR honorários advocatícios com uma pessoa que NÃO SEJA ADVOGADO, com raríssimas exceções, sendo elas:

  • Quando o advogado vem à óbito e outro advogado compra a firma;
  • Quando o advogado vem à óbito, se torna inválido ou desaparecido; e
  • Um advogado pode concordar em compartilhar um valor ganho em uma causa OU uma porcentagem pela indicação somente com uma ORGANIZAÇÃO de assistência jurídica qualificada que atende a FINS PÚBLICOS IMPORTANTES, se o cliente EXPRESSAMENTE CONSENTIR, após ser informado que será feita essa divisão dos honorários.

 

Assim sendo, é CONTRA A LEI advogados dividirem porcentagens de caso ou pagar qualquer valor para pessoas que indicam advogados (referral services), conselheiros jurídicos, paralegals ou notários públicos. Quem “indica o melhor advogado,” não trabalha de graça e cobra do advogado uma porcentagem sobre essa indicação, e isso é ILEGAL.

 

Advogados só podem dividir honorários advocatícios entre advogados, incluindo uma porcentagem de referência entre advogados que não estão no mesmo escritório advocatício, se o cliente for notificado antes ou no momento em que o cliente celebrar o acordo de retenção com o advogado.

Fonte: Regra 5.4 e Regra 1.5(e) do Supremo Tribunal Judicial de Massachusetts, que regulamente as atividades advocatícias no estado de Massachusetts.

 

Você precisa de advogado/a de imigração? Escolha sempre entrar em contato diretamente com o ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA. Não se deixe enganar por quem indica o “melhor advogado,” ou quem faz o processo para você e NÃO pode te representar em cortes ou na sua entrevista com a imigração como seu ADVOGADO.

 

Nos Estados Unidos, somente ADVOGADOS LICENCIADOS AQUI podem dar conselhos jurídicos. Advogados licenciados no Brasil ou em outro país, se não tiver a licença do BAR de um dos 50 estados americanos, NÃO PODEM DAR CONSELHOS JURÍDICOS.

 

Para evitar que mais pessoas passem por essa situação, nossa redação decidiu fazer uma lista com todos os advogados que falam português para que ninguém mais da nossa comunidade brasileira caia nesses golpes.

Se você é advogado no estado de Massachusetts e gostaria de está nesse lista, nos envie suas informações pelo e-mail gnusawebtv@gmail.com ou pelo WhatsApp: 1617-970-8850 com as seguintes informações: nome do advogado; endereço; nome da sua empresa e telefone.

 

Você não sabe se a pessoa que está te dando conselhos jurídicos é advogado? É simples! ANTES de contratar os serviços dessa pessoa, pergunte em qual ESTADO o advogado é licenciada, e digite no google o nome completo do advogado e o estado, que então você terá como pesquisar. Não se deixe enganar. É a sua vida imigratória que está em jogo. É a sua família, os seus sonhos.

 

Advogado, em inglês, é “lawyer”, “attorney,” “counsel,” ou “counsel at law.” Assim sendo,

  • Paralegal não é advogado;
  • Notário Público não é advogado;
  • Conselheiro jurídico não é advogado;
  • Especialista em Direito Internacional não é advogado;
  • Graduação em faculdades americanas sem BAR não é advogado;
  • Membro da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) não é advogado nos Estados Unidos;
  • Membro do ABA (American Bar Association) nem sempre é advogado;
  • Membro do AILA (American Immigration Lawyers Association) nem sempre é advogado.
  • Membros do BAR em “good standing”, SÃO advogados e podem te dar conselhos jurídicos e te representar na frente do juiz e/ou oficial de imigração.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*