
Após fortes chuvas na região, a prefeitura de Pará de Minas, cidade localizada a 83 km de Belo Horizonte, emitiu alerta pedindo a moradores que deixem as suas casas devido ao risco de rompimento da barragem hidrelétrica da Usina do Carioca. A situação da represa, que pertence à empresa Santanense, foi classificada por autoridades como “crítica”. Equipes da prefeitura e da Defesa Civil estão monitorando o local.
“Esse é um alerta sério, e nós pedimos a todos vocês que repassem esse alerta. É um risco devido às intensas chuvas. E, para evitar uma tragédia maior, estamos fazendo esse alerta”, alertou a Prefeitura de Pará de Minas, nas redes sociais.
Em vídeo compartilhado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Minas Gerais, um sargento do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas reforçou a orientação para que os moradores da região deixem suas casas imediatamente.
“Toda a população que se encontra nas proximidades do Rio São João e Pará, localizados logo abaixo da barragem do Carioca, que evacue de forma imediata a área. Neste momento, existe o risco de rompimento da barragem do Carioca”, disse.
A Defesa Civil estadual informou que “preventivamente, foi realizada a evacuação preventiva, até o momento, de 34 pessoas que se encontravam em locais de risco”. “Outras 32 pessoas estão em comunidades, as quais estão com acesso dificultado Os órgãos envolvidos buscam caminhos alternativos para acessá-las”, acrescentou.
O porta-voz dos Bombeiros de Minas, Pedro Aihara, afirmou à CNN que “tem água vertendo tanto por cima da barragem como dos lados”. “Em decorrência disso as comportas já foram abertas, mas mesmo assim o fluxo de água é tão intenso que foi necessária a evacuação preventiva e emergencial das comunidades que ficam na calha do rio São João e também do rio Pará a partir do distrito de Carioca até o distrito de Pitangui”.
Ao todo, 138 cidades de Minas Gerais estão em situação de emergência devido às chuvas.
Faça um comentário