A democrata Maura Healey foi eleita governadora de Massachusetts, nos Estados Unidos, e se tornou a primeira chefe do Executivo estadual abertamente lésbica no país. Ela venceu as eleições na terça-feira (8/11), derrotando o republicano Geoff Diehl.
Healey, de 51 anos, atualmente é procuradora-geral de Massachusetts. O governador em exercício. Em sua primeira declaração após a vitória, Healey abordou a natureza histórica de sua eleição.
“Quero dizer uma coisa para cada garotinha e cada jovem LGBTQ por aí: espero que esta vitória mostre que vocês podem ser o que quiserem. E que nada nem ninguém pode atrapalhar o caminho de vocês”, declarou.
“Estou diante de vocês orgulhosa por ser a primeira mulher e a primeira pessoa gay eleita governadora de Massachusetts”, comemorou Healey.
Healey já havia feito história oito anos atrás quando foi a primeira pessoa abertamente gay escolhida como procuradora-geral.
Com a vitória em 2022, ela quebra o que ficou conhecido como a “maldição do procurador-geral”. Desde 1958, seis procuradores-gerais de Massachusetts tentaram em vão assumir o posto de governador.
A vitória de Healey também devolve o cargo aos democratas após oito anos de liderança republicana com o governador Charlie Baker, que optou por não tentar um terceiro mandato.
Os norte-americanos participam de eleições de meio de mandato. As deste ano foram as primeiras da história com candidatos LGBTQI+ nos 50 estados do país e na capital Washington D.C.
A democrata prometeu se tornar a governadora mais “agressiva” do país em relação às mudanças climáticas e ajudar o estado a desenvolver um “corredor climático” para tecnologia verde. Além disso, defendeu o acesso ao aborto, tema que tem sido amplamente discutido nos EUA.
Faça um comentário