
“Do Chão à Passarela. Da Vulnerabilidade à Evidência” marcou a vida de centenas de mulheres das Favelas do Rio de Janeiro no penúltimo dia de atividade do Instituto Moreira Salles
Legenda: Gracinha, presidente do Movimento Mulheres em Evidência (Com o vestido amarelo), ao lado das participantes do desfile no IMS.
Rio de Janeiro | Brasil – Aconteceu no mês de março, sábado(25), das 17h às 20h, a terceira edição do desfile do coletivo ‘Mulheres em Evidência’, que estimulou associadas e modelos plus size a participarem do evento de encerramento das atividades da sede do Instituto Moreira Salles, localizado na Gávea, Zona Sul do Rio. A instituição que expôs a obra “Miguel Rio Branco. Palavras cruzadas, sonhadas, rasgadas, roubadas, usadas, sangradas”, finalizou suas atividades no último domingo de março (26) para o início das reformas que terão duração de cerca de 4 anos.
Sobre o desfile do Mulheres Em Evidência
Em celebração ao mês da mulher, o evento anual que tem como foco apoiar e estimular o empreendedorismo para mulheres em situação de vulnerabilidade social, teve sua terceira edição esse ano contando com a parceria do Instituto Moreira Salles, instituição reconhecida mundialmente por ser uma organização sem fins lucrativos, fundada pelo diplomata e banqueiro Walther Moreira Salles(1992) e da Casa da Cultura da Rocinha, presidida por Soca Fagundes, articulista social e cultural da segunda maior favela do Brasil, para a terceira edição do desfile que evidencia a beleza natural da mulher.
Legenda: Modelos do desfile “Do Chão à Passarela. Da Vulnerabilidade à Evidência.”
Essa iniciativa partiu da advogada e terapeuta, Viviane das Graças, conhecida como ‘Gracinha’, que é presidente da Instituição ‘Mulheres em Evidência’ que acolhe e auxilia centenas de mulheres em situação de risco em São Paulo e no estado do Rio de Janeiro (na Rocinha), lutando pela dignidade emocional e integridade física de cada uma delas, com campanhas locais contra o feminicídio em ambientes de extrema pobreza.
Com grande impacto social e cultural, o desfile contou com apresentações de alunos da danças, desfiles e ciclo de palestras temas é “Saúde da Mulher”. Entre outros temas como o “recomeço”, as atividades culturais, a apresentação da escola de dança Espaço Aberto Profa. Yolanda Demétrio, voltada para crianças e adolescentes da Rocinha são destaques do evento.
O projeto Coletivo Mulheres em Evidência, faz parte de uma grande iniciativa que, apesar de todos os desafios, cria periodicamente iniciativas culturais envolvendo moradores e artistas da Rocinha em prol do acolhimento, saúde mental e integridade física da mulher da periferia.
Nesse ano de 2023, o desfile teve o reforço no slogan já utilizado na última edição(2022) que aconteceu na passarela do saudoso Oscar Niemeyer em parceria com o Instituto Niemeyer e Centro Esportivo da Rocinha, o “Do Chão à Passarela: da Vulnerabilidade à Evidência”, continuando a promoção da valorização das curvas da mulher, independente e acima de qualquer padrão estabelecido socialmente.
Em seu encerramento, acontecerá o lançamento da web novela “Linha Cruzada”, da produtora independente ROCYWOOD da Cine Produções, que tem como objetivo mostrar o potencial dos moradores da Rocinha na produção audiovisual.
Amei poder participar desse evento maravilhoso
Foi muito gratificante em poder participar desse evento Mulheres em Evidência.
Gostaria de agradecer a Gracinha pelo convite!Eu ameiiii participar desse Evento que foi Maravilhoso 😍😍😍😍😍