
Na manhã desta quarta-feira (03) por volta das 7h,a policia federal realizam busca e apreensão em um endereço ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília, no Jardim Botânico. É a casa onde o ex-presidente mora com Michelle Bolsonaro.
Segundo a PF essa faz parte da Operação Venire, iniciada nesta quarta (3), que investiga a prática de crimes na inserção de dados falsos sobre vacinação contra Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde (sistemas SI-PNI e RNDS).
No total, foram cumpridos 16 de busca e apreensão. Eles estão no âmbito do inquérito das milícias digitais, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Durante busca e apreensão auxiliares de Bolsonaro, como o ex-ajudante de ordens Mauro Cid e Max Guilherme foram presos.

A Operação, autorizada por Alexandre de Moraes, faz parte do inquérito das “milícias digitais”, em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). investiga a inserção de dados falsos de vacinação contra a covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.
Segundo apurações da PF a filha e a esposa de Mauro Cid e também estão envolvidas na investigação da PF, porque teriam tido seus dados de vacinação adulterados também. E Laura Bolsonaro, a filha de Bolsonaro, teria dados alterados na carteira de vacinação contra Covid-19.
A PF explicou em nota
“As inserções falsas, que ocorreram entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, tiveram como consequência a alteração da verdade sobre fato juridicamente relevante, qual seja, a condição de imunizado contra a Covid-19 dos beneficiários”
“Com isso, tais pessoas puderam emitir os respectivos certificados de vacinação e utilizá-los para burlarem as restrições sanitárias vigentes imposta pelos poderes públicos (Brasil e Estados Unidos) destinadas a impedir a propagação de doença contagiosa, no caso, a pandemia de Covid-19”, acrescentou.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) negou hoje, ao sair de sua casa em Brasília, que tenha adulterado o comprovante de vacinação contra covid-19.
“Não existe adulteração. Eu não tomei a vacina e ponto final. Nunca neguei isso”, afirmou, acrescentando que a operação da Polícia Federal é tentativa de “criar um fato”.
Segundo Bolsonaro, apenas a esposa, Michelle, foi vacinada contra Covid. “Não tomei a vacina após ler a bula da Pfizer. Minha esposa foi vacinada em 2021, nos Estados Unidos, com a Janssen, e minha filha Laura, de 12 anos, também não tomou vacina”.
Segundo Cunha Bueno, advogado de Jair Bolsonaro, O Ex-presidente está sendo “coagido a ficar quieto” pelo absurdo da policia federal, executar uma ordem de busca e apreensão as 07:00hrs da manhã, e na sequência, marcar um depoimento, para menos de 3 horas depois, sem que os advogados tenham tido acesso aos autos.
” É uma condução coercitiva ás avessas, na prática. Algo que o Supremo Tribunal Federal já tinha dito que não poderia ocorrer” Afirmou ele.
Cunha Bueno também questiona operação, já que os fatos investigados não seriam contemporâneos, como exige a lei para que a busca seja realizada.
___________________________________
Faça um comentário