Lula é alvo de um novo pedido de impeachment na Câmara. O pedido foi feito por Deputados da base do petista.

Presidente Lula

Um novo pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é assinado e tem o apoio de quatro parlamentares de partidos que compõem a base do petista, PSD, MDB e União Brasil. O pedido de impeachment não tem efeito imediato e necessita do aval do presidente da Casa para tramitar.

Segundo informações, até março de 2023 a Câmara registrou ao menos seis pedidos protocolados de pedidos de impeachment contra o presidente.

Dentre os parlamentares responsáveis pelas assinaturas no pedido de impeachment 4 deles são: Sargento Fahur (PSD-PR), Delegado Palumbo (MDB-SP), Thiago Flores (MDB-RO) e Rodrigo Valadares (União-SE) todos eles da base do governo Lula.

No requerimento os parlamentares acusam Lula de cometer crime de responsabilidade em três momentos: ao declarar que a Venezuela é vítima de “narrativas” construídas por opositores, ao receber o presidente venezuelano Nicolás Maduro no País e ao indicar seu advogado Cristiano Zanin para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).

Lula concede a Maduro recepção de chefe de Estado que só ofereceu a líderes  da Alemanha e Holanda

Outros pontos também são abordados, como responsabilização pelos ataques do 8 de janeiro e acusações sobre tentativas de impedir a abertura da CPMI para investigar os atos ocorridos na data em Brasília.

 Como funciona o pedido de impeachment?

Todo cidadão pode protocolar um pedido de impeachment contra o presidente da República, quando há justificativa com detalhes do crime de responsabilidade cometido pelo chefe do Executivo. Porém, para ir à discussão pelos deputados, o principal componente é a vontade política. O presidente da Câmara é quem define se o documento apresentado será arquivado ou encaminhado para análise dos parlamentares.

Veja quem são os Deputados que já assinaram o pedido de impeachment até o momento:

Evair de Melo (PP-ES) Cabo Gilberto Silva (PL-PB) Amalia Barros (PL-MT) Sargento Fahur (PSD-PR) Zé Trovão (PL-SC) Marcelo Moraes (PL-RS) Luiz Phelippe O. e Bragança (PL-SP) General Girão (PL-RN) Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF) Bia Kicis (PL-DF) Mario Frias (PL-SP) Maurício Marcon (Podemos-RS) Chris Tonietto (PL-RJ) Nikolas Ferreira (PL-MG) Fábio Costa (PP-AL) Coronel Meira (PL-PE) Coronel Telhada (PP-SP) Gustavo Gayer (PL-GO) Carlos Jordy (PL-RJ) Delegado Palumbo (MDB-SP) Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS) Daniela Reinehr (PL-SC) Delegado Caveira (PL-PA) Silvia Waiãpi (PL-AP) Sargento Gonçalves (PL-RN) Junio Amaral (PL-MG) Fernando Rodolfo.

__________________________________

Sobre Camila Fernandes / CEO-Brasil 615 Artigos
Jornalista, ela traz consigo uma rica bagagem de experiência e conhecimento no campo da comunicação. Sua dedicação à profissão a consolidou como uma profissional de destaque, cuja paixão pela verdade e pela narrativa precisa a define. Além de suas realizações no jornalismo, Camila também é a CEO da agência de marketing Authentic Media. Seu papel como líder empresarial destaca-se pela capacidade de combinar visão estratégica e criatividade, impulsionando sua agência para o sucesso. Formada em marketing Digital, atualmente Graduanda em Publicidade e Propaganda, ela continua a se aprimorar academicamente, mantendo-se atualizada com as últimas tendências e inovações no mundo da comunicação e do marketing. E desde 2023 faz parte do time de jornalistas do Gnewsusa. Adicionalmente, é importante ressaltar que Camila Fernandes desempenha o papel de CEO-Brasil no Jornal GnewsUSA, reforçando sua presença e influência no cenário da comunicação e do jornalismo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*