Na última terça-feira (1º.ago.2023) o presidente Lula participou de um jantar acompanhado da primeira-dama Janja da Silva, Cristiano Zanin e sua esposa na residência do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, no Lago Sul, região nobre de Brasília, 2 dias antes da posse do indicado do petista. O encontro ocorreu fora da agenda do chefe do Executivo.

Segundo informações de fontes ouvidas pela CNN, Luiz Inácio Lula da Silva discutiu a possibilidade de trocas tanto no STF quanto na Procuradoria-Geral da República (PGR).
O presidente Lula sinalizou aos ministros que não irá optar pela recondução do procurador-geral da República e deverá substituir Augusto Aras. Os líderes do Congresso e do PT da Bahia querem manter Aras. No entanto, Lula teria sinalizado que cogita substituir Aras e que estaria em busca de outros nomes.
Na disputa, estão Paulo Gonet, que Gilmar vê com simpatia; os procuradores Carlos Frederico e Humberto Jacques, que têm sido defendidos por Aras; e Luiz Bigonha, defendido por setores do PT.
Também foi tema de discussão no jantar, a substituição de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal. O que se percebeu é que o presidente busca um nome semelhante ao de Zanin: que Lula confie e seja leal a ele.
Em entrevista a rádios da Amazônia, Lula confirmou que planeja fazer alterações em alguns ministérios para acomodar partidos “importantes” que desejam compor o governo, mas disse que ainda não tem certeza de quais serão as mudanças.
________________________________

Faça um comentário