
Roberta Züge, sócia-fundadora da Associação de Luxemburgueses no Brasil, é a primeira brasileira a concorrer a uma vaga no parlamento luxemburguês e fala da importância do voto de brasileiros com cidadania
Dra. Roberta Züge é uma médica veterinária, formada pela Universidade de São Paulo, onde também fez mestrado e doutorado. Em 2018, ela solicitou a cidadania e também se tornou luxemburguesa. Apesar de ter uma carreira estabelecida no Brasil, em 2020, a pedido da filha, que queria ter a experiência de estudar no exterior, mudou-se para Luxemburgo.
Além da carreira como veterinária, Roberta é sócia-fundadora da Associação de Luxemburgueses no Brasil- ACLUX e, atualmente, é vice-presidente internacional da organização. Como sempre foi engajada com a recuperação da cidadania, também tornou-se membro do Conselho de Administração da Asti, uma instituição que atua junto aos imigrantes no Grão-ducado. Por sua atuação junto a comunidade brasileira foi convidada a compor o Conselho de Cidadãos, do consulado Geral do Brasil em Bruxelas, entidade que também representa o Brasil em Luxemburgo.
Devido a este engajamento, a Dra. Roberta foi convidada por um partido político de Luxemburgo, o Piratas, a disputar a uma vaga no cobiçado parlamento luxemburguês nas próximas eleições no grão-ducado, que serão realizadas no dia 2 de Outubro.
Propostas com impacto, inclusão e uma jornada de reformas
Roberta travou uma longa batalha para conseguir a autorização para trabalhar em Luxemburgo. Para que outros não passem pela mesma dificuldade, ela defende uma profunda reforma, e transparência do processo, no sistema de reconhecimento de diplomas no Grão-ducado e programas de integração para os brasileiros que adquiriram a nacionalidade luxemburguesa.
Uma busca por igualdade para Brasileiros-Luxemburgueses
Sob o aspecto legal inexiste diferença entre um luxemburguês nascido em Luxemburgo e um nascido no Brasil. Contudo, existem diferenças de tratamento devido às condições impostas pela língua, cultura e outros fatores que acabam se transformando em dificuldades. Por isso, a força política é importante aos novos luxemburgueses das Américas, para melhores condições de igualdade e para que sejam enxergados e contemplados.
A importância do voto para o futuro de Luxemburgo e como votar:
Você, cidadão luxemburguês, tem o poder de influenciar o futuro do país, mesmo vivendo no exterior. O voto é um direito que não deve ser subestimado. Para participar das eleições, basta solicitar o direito ao voto a cada pleito. A carta de solicitação deve chegar ao Bierger Center até hoje, 29 de agosto. Não deixe de fazer sua voz ser ouvida!
Para mais informações sobre como votar no exterior e garantir que sua carta chegue a tempo, confira o Formulário Oficial disponível por aqui: Guichet Public. Seja parte desse movimento transformador!
Preenchimento e envio do Formulário
Este formulário deve ser preenchido, assinado e enviado juntamente com a cópia do passaporte ou ID de Lux. Caso a pessoa não tenha, deve enviar a cópia do passaporte brasileiro e do certificado de cidadania junto com o formulário preenchido e assinado.
Há um número de identificação solicitado no formulário. Este número é aquele que começa com a data de nascimento: ano, mês e dia e mais 5 números. Caso a pessoa não localize (é bem importante ter este número, ele é como um CPF), pode solicitar por e-mail (nationalite@mj.public.lu e ionalite@mj.public.lu).
Cartas no Brasil
As cartas devem ser enviadas para o endereço: 42, Place Guillaume II, Adresse postale: L-2090 Luxembourg.
Para envio em conjunto, entre em contato pelos números listados abaixo, que devem chegar até o dia de hoje (29/08).
Silvana: +55 (41) 9207-5649
Dayana:+352 691 606 010
Luciana: +55 (48) 9 9921-9710
Faça um comentário