Furacão Idalia chegou à Flórida ameaçando desencadear tempestades “catastróficas”

Um dos furacões mais forte dos últimos anos, chegou na Flórida nesta quarta-feira (30). Segundo a meteorologia, o furacão idália ganhou força nas últimas 12 horas devido às águas quentes do oceano próximo ao estado norte-americano, ameaçando desencadear tempestades “catastróficas” e ventos fortes.

De acordo com informações do New York Post e do Daily Mail, os ventos chegavam a cerca de 200 km/h nesta manhã. Milhares de famílias precisaram evacuar o local e outras 14 mil pessoas, estão em alerta, além de 130.000 pessoas ficaram sem energia em todo o estado nesta quarta-feira, de acordo com dados do poweroutage.us, divulgados pelo New York Post, e mais de 30 mil funcionários estão de prontidão para ajudar a restaurar a energia após a tempestade.

No noroeste da Flórida, placa alerta para ‘evacuação obrigatória’ por causa do furacão

Durante a manhã, o furacão chegou a subir para a categoria 4, com ventos de até 209 km/h. Pouco depois, ele caiu para a categoria 3. O Centro Nacional de Furacões alertou que a mudança na velocidade do vento não diminui a ameaça de tempestades catastróficas e ventos prejudiciais.

 De acordo com o cetro de meteorologia, o idalia veio como uma tempestade, mas o calor do oceano o transformou em um furacão. O Serviço Meteorológico Nacional em Tallahassee classificou a tempestade como “sem precedentes”, já que nenhum grande furacão registrado jamais passou pela baía adjacente à região de Big Bend. A previsão é que, além da ventania, os moradores enfrentem inundações. A ressaca do mar com a intensidade do vento pode causar inundações costeiras.

Ondas batem contra o paredão devido ao vento forte quando o furacão Idalia atinge Tampa Bay, Flórida

O governador da Flórida, Ron DeSantis, comentou sobre o furacão e entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (30), e pediu para que as pessoas que atendam aos avisos das autoridades de emergência para se protegerem.

“Esse nível de tempestade é uma ameaça à vida. Não saia no meio desta tempestade. Se estiver calmo onde você está, pode ser que as condições mudem muito rapidamente. Então, onde quer que você esteja, agache-se e não tome nada como garantido aqui. Esta é uma tempestade muito, muito poderosa”, disse DeSantis.

Governador da Flórida, Ron DeSantis, fala sobre o furacão Idalia

“Apenas se agache até que ela passe por você. Você não quer brincar com esses ventos. Haverá coisas voando por todo lado”, completou.

Temporada de desespero e preocupação 

As companhias aéreas dos Estados Unidos cancelaram mais de 850 voos na quarta-feira, após o furacão Idalia atingir a região de Big Bend, na Flórida e Cerca de 795 voos também sofreram atrasos. Os aeroportos de Tampa, Clearwater e Tallahassee encerraram as operações e monitoraram o estado da tempestade. Além de uma força tarefa de moradores da região, se prepararem para os impactos catastróficos do furacão.

Moradores se prepararam para possível impacto do furacão – Imagem de REUTERS
Furacão na Flórida — Foto: Adrees Latif/Reuters 

__________________________________________

Sobre Camila Fernandes / CEO-Brasil 615 Artigos
Jornalista, ela traz consigo uma rica bagagem de experiência e conhecimento no campo da comunicação. Sua dedicação à profissão a consolidou como uma profissional de destaque, cuja paixão pela verdade e pela narrativa precisa a define. Além de suas realizações no jornalismo, Camila também é a CEO da agência de marketing Authentic Media. Seu papel como líder empresarial destaca-se pela capacidade de combinar visão estratégica e criatividade, impulsionando sua agência para o sucesso. Formada em marketing Digital, atualmente Graduanda em Publicidade e Propaganda, ela continua a se aprimorar academicamente, mantendo-se atualizada com as últimas tendências e inovações no mundo da comunicação e do marketing. E desde 2023 faz parte do time de jornalistas do Gnewsusa. Adicionalmente, é importante ressaltar que Camila Fernandes desempenha o papel de CEO-Brasil no Jornal GnewsUSA, reforçando sua presença e influência no cenário da comunicação e do jornalismo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*