
Talvez seja somente comigo não sei, mas muito facilmente eu erro e falho com as pessoas mais próximas e até mesmo com as pessoas da minha família.
Na família é onde temos as maiores alegrias e outras vezes, também as tristezas mais profundas.
Por que as pessoas que nós mais amamos são as que mais nos tiram do sério? Nos irritam? Contrariam e até desrespeitam?
Creio que seja pela relação próxima, pela intimidade e o tempo que passamos juntos. Amamos com mais intensidade.
E refletindo nestes questionamentos percebo o quão desafiador é obedecermos o maior mandamento de Jesus, conhecido como o resumo de toda lei de Deus: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Está escrito que aquele que diz que ama a Deus, mas aborrece o seu irmão é mentiroso. Realmente é bem pesado isso, não é mesmo? O Senhor tem me confrontado pessoalmente com esta palavra.
somos chamados a viver em amor.
É nestas situações difíceis e na família que temos a grande oportunidade de aprender a amar como Jesus nos ordenou. Nada acontece por acaso porque estamos sendo transformados por Deus em cada processo que vivemos, tudo é necessário porque o Senhor está fazendo uma obra “em mim”, “em nós”.
O autor do livro de Hebreus nos diz: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados; Hebreus 12:14-15
Seguir em paz com todos, inclui perdoar e ser perdoado para não corrermos o risco de cultivarmos essa raiz de amargura, que vai nos machucar e ferir todos os dias enquanto decidirmos guardar.
E pedir perdão não é fácil também, mas precisamos nos humilhar diante de Deus e depois também diante das pessoas mesmo que não queiram, mesmo que nos rejeitem porque assim ficaremos em paz.
A ofensa é o maior perigo para quem a retém. A Palavra está nos ensinando que devemos fazer de propósito, devemos decidir que vamos viver em paz com as outras pessoas, vamos perdoar e vamos pedir perdão sempre quando errarmos, mesmo dependendo das escolhas dos outros façamos a nossa parte.
Cada um de nós tem suas razões e perdoar nem sempre é uma tarefa fácil mas, lembremos que somos completamente perdoados por Deus em Cristo Jesus. O perdão de Deus é algo que nós não merecemos e Ele nos concedeu por causa da natureza Dele. Ele é bom, amável, compassivo , misericordioso e cheio de amor.
O Espírito Santo que habita em nós tem grande alegria em nos ajudar e nos ensinar a pedir e liberar perdão, podemos contar com Ele. Minha oração hoje é: uma gota do teu sangue Jesus para nos ajudar a perdoar e para sermos perdoados pelos outros.
Faça um comentário