O presidente dos EUA, Joe Biden, sancionou na noite de sábado (30) um projeto provisório de financiamento do governo norte-americano. O texto foi aprovado no mesmo dia pelo Congresso e evita que as agências federais do país sejam paralisadas por falta de recursos.
Em suas redes sociais, o presidente Biden comentou sobre o projeto “Acabei de assinar uma lei para manter o governo aberto [funcional] durante 47 dias. Há muito tempo para aprovar projetos de lei de financiamento do governo para o próximo ano fiscal, e peço veementemente ao Congresso que comece a trabalhar imediatamente”, disse Biden.

“O povo americano espera que o seu governo funcione. Vamos garantir que isso aconteça”, complementou.
A medida manterá o governo em funcionamento até 17 de novembro e incluirá financiamento para desastres naturais, mas não para a Ucrânia ou para a segurança das fronteiras, além de inclui uma medida para manter operacional a Administração Federal de Aviação, por exemplo.
Após semanas de brigas internas entre os republicanos da Casa e um esforço fracassado para aprovar um projeto provisório do Partido Republicano na Câmara. Kevin McCarthy, o presidente da câmara anunciou a medida provisória. O projeto foi aprovado com uma votação esmagadoramente bipartidária.
De acordo com informações, a lei precisava ser sancionada até sábado, ou o governo norte-americano entraria em shutdown. Os funcionários do governo federal seriam colocados em licença e orientados a não comparecer ao trabalho. Funcionários de setores essenciais, como segurança, continuam em atividade, mas não seriam pagos. Além de uma paralisação, que poderia ter impactos em todo o país, desde as viagens aéreas até a água potável, e muitas operações governamentais seriam interrompidas – embora os serviços considerados essenciais para a segurança pública continuassem.
__________________________________

Faça um comentário