Brasília: Coronel Assis defende continuidade de obstrução da pauta na Câmara

Deputado Coronel Assis afirma que a tensão entre Congresso e STF se intensificam em razão do Superior Tribunal Federal votar pautas que não são de sua competência.

Coronel Assis (União-MT) afirma que tensões políticas crescem devido ao STF abordar temas que são responsabilidade do Congresso Nacional.

Por Nicole | GNEWS

Nos últimos dias, a questão da invasão de competências do Congresso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) tem sido um tópico frequente no Congresso Nacional. Membros do Congresso estão demandando o fim dessa situação, argumentando que o STF está colocando em pauta assuntos que deveriam ser debatidos pelo Congresso Nacional.

“Se continuar dessa forma, com o STF definindo regras, como descriminalização das drogas, aborto e a relativização da propriedade privada. Logo mais estaremos em um Estado com um poder hegemônico, o que não é compatível com a democracia.” – Coronel Assis.

Tensão entre Congresso e STF se intensifica

O movimento de obstrução da pauta, que se intensificou recentemente, teve início na semana passada, liderado por deputados da oposição ao Governo Lula e com o respaldo de várias frentes parlamentares. Consequentemente, o Congresso deve abster-se de votar pautas enquanto os julgamentos de questões não relacionadas ao STF permanecerem em destaque, garantindo sua autonomia legislativa.

É um momento bastante complicado, no qual o STF tem definido temas que são de competência do Congresso Nacional, como aborto, marco temporal, descriminalização das drogas e livre uso das redes sociais. Quem tem legitimidade democrática e constitucional para lidar com isso somos nós parlamentares”, avalia o deputado federal Coronel Assis.

 

Origem da obstrução

Assis destaca que as pautas atualmente em análise no STF estão causando consideráveis tensões políticas devido à insegurança jurídica que afeta setores produtivos, em especial o agronegócio, e a sociedade brasileira.

A obstrução é um instrumento regimental que serve para evidenciarmos a importância do Congresso em sua competência constitucional de legislar. O controle de constitucionalidade pelo Supremo não pode ser confundido com o poder de definir regras que a meu ver só cabem aos parlamentares.” -afirmou o deputado.

A obstrução da pauta é um mecanismo regulamentado tanto na Câmara Federal quanto no Senado. Isso envolve a não votação de projetos de lei em andamento. Inicialmente liderado pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), esse movimento rapidamente ganhou apoio de outras frentes, incluindo a de Segurança Pública, onde o Coronel Assis atua como um dos vice-presidentes.

Leia também:

CPI do MST: Troca de cusações após encerramento sem votação do relatório

Deputado protocola PEC que autoriza o Congresso a suspender decisões do STF: Segundo congressista a PEC busca equilíbrio entre os Poderes

Brasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONU e quer pautar paz e igualdade de gênero

Sobre Nicole Cunha 228 Artigos
Nicole Cunha é jornalista e profissional com uma década de experiência em atendimento e formação em Gestão Comercial. É responsável no GNEWSUSA por informações do meio político e atualidades, com o objetivo de trazer conhecimentos de forma dinâmica e de simples compreensão.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*