Homem foi preso por autoridades de Boston após oito tentativas de retorno ilegal ao país
Por Camila Fernandes | GNEWSUSA
No dia 19 de outubro, um cidadão mexicano foi condenado por reentrar ilegalmente nos Estados Unidos após ter sido deportado. Pedro Romo-Gonzalez, de 42 anos, já havia sido deportado para o México em oito ocasiões distintas. As autoridades de deportação do (ERO, sigla em inglês) prenderam Gonzalez em 14 de junho, quando ele foi detido por autoridades locais em Westford, Massachusetts, por posse e intenção de distribuir drogas. Posteriormente, ele foi indiciado pelo Gabinete do Procurador dos EUA em Massachusetts e se declarou culpado no tribunal federal.
Romo já tinha uma condenação anterior por solicitação de contrabando de pessoas na Suprema Corte do Condado de Maricopa, em Phoenix, Arizona, o que resultou em uma pena de seis meses de prisão em dezembro de 2009. Suas acusações atuais permanecem pendentes, e sua sentença está marcada para dezembro no tribunal federal de Boston. A ERO Boston restabeleceu a ordem final de remoção de Gonzalez emitida por um juiz de imigração do Departamento de Justiça e tentará removê-lo. O Homem entrou ilegalmente nos Estados Unidos em abril de 1998, perto de San Ysidro, Califórnia. Entre abril de 1998 e julho de 2010, ele foi deportado ou retornou voluntariamente ao México em pelo menos oito ocasiões distintas. Após cada remoção, ele reentrou ilegalmente nos Estados Unidos sem obter permissão legal.
Os Oficiais do escritório de Operações de Execução e Remoção (ERO, sigla em inglês) está empenhado em combater o contrabando de pessoas na região da Nova Inglaterra. De acordo com o Diretor do Escritório de Campo do ERO em Boston, Todd Lyons, o trabalho incansável dos oficiais do ERO Boston e a colaboração com os procuradores do Gabinete do Procurador dos EUA para Massachusetts são fundamentais para garantir que reincidentes como Romo-Gonzalez não possam mais violar as leis de imigração dos Estados Unidos. Romo-Gonzalez enfrenta as consequências de seu histórico criminal e a segurança das comunidades está em foco.
O ERO, (sigla em inglês) como uma das diretorias operacionais do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA, é responsável por aplicar a lei nacional e tem como missão proteger a pátria através da prisão e remoção daqueles que ameaçam a segurança das comunidades dos EUA e a integridade das leis de imigração. Suas áreas de foco incluem operações de fiscalização interna, gestão de populações detidas e não detidas e repatriação de não-cidadãos com ordens finais de remoção. Em 2022, o ERO prendeu 46.396 não-cidadãos com antecedentes criminais, resultando em 198.498 acusações e condenações associadas a diversos crimes, enfatizando a importância de sua missão na aplicação da lei e na segurança da nação.
Leia Também:
__________________________

Faça um comentário