
Por Gilvania Alves
Na tarde do último sábado, dia 14 de outubro, moradores de várias partes do Brasil e do mundo foram agraciados com a visão do eclipse solar anular, um fenômeno que ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra. O evento começou a ser visto no Brasil por volta das 15h, após ter sido observado primeiro na costa oeste dos Estados Unidos.
As regiões Norte e Nordeste do Brasil foram as mais privilegiadas, pois puderam testemunhar o eclipse atingir seu ponto máximo, criando o chamado “anel de fogo”. Nas demais regiões, se o clima permitiu, os observadores também tiveram a oportunidade de ver o Sol sendo parcialmente encoberto pela Lua.
Diferentemente de um eclipse solar total, no qual o Sol é completamente encoberto, o fenômeno de “anel de fogo” deixa uma borda brilhante e ardente à vista. A duração total do eclipse, desde o início até o retorno à sua configuração original, varia de 2 horas e meia a 3 horas, enquanto a fase do “anel de fogo” dura de 3 a 5 minutos, dependendo da localização.
No Brasil, o eclipse solar anular atravessou nove Estados, incluindo Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Apenas Natal e João Pessoa tinham previsão de ver a fase anular, enquanto em outros Estados, como São Paulo, o eclipse foi parcial devido ao tempo nublado.
Mais de 2 mil pessoas lotaram a praça do Cruzeiro, em Brasília, para acompanhar o fenômeno na capital federal. Diferentemente do Norte e do Nordeste, nas outras regiões do Brasil, a visão foi parcial, o que não impediu que entusiastas e curiosos saíssem de casa em pleno sábado para olharem o céu.
Dada a importância do fenômeno, a NASA fez uma transmissão ao vivo diretamente de Juazeiro do Norte, no Ceará, pelo seu site oficial. O eclipse começou a ficar visível às 14h30 e teve seu ápice às 16h45. Além do Brasil, pessoas dos Estados Unidos, do México, do Belize, da Guatemala, de Honduras, da Nicarágua, da Costa Rica, do Panamá e da Colômbia também puderam acompanhar.
Com a sua singularidade e beleza, o eclipse solar anular cativou o público, reunindo pessoas de diferentes idades e regiões do Brasil, todas maravilhadas com a rara oportunidade de testemunhar esse espetáculo celestial.
Faça um comentário