Israel à Beira do Abismo: Guerra Explosiva com o Hamas deixa nação em estado de choque

Por Gilvania Alves | GNEWSUSA

Jerusalém, 7 de Outubro de 2023 – Um ataque surpresa do movimento islâmico armado Hamas deixou Israel em estado de guerra, com mais de 5 mil bombas lançadas e consequências devastadoras. Os ataques já resultaram em pelo menos 22 mortos e mais de 500 feridos, de acordo com as autoridades locais.

Os ataques, que ocorreram principalmente no sul do país, representam um dos maiores enfrentados por Israel nos últimos anos. Em um comunicado, as forças armadas de Israel relataram que “vários terroristas infiltraram-se no território israelita a partir da Faixa de Gaza”, atribuindo a responsabilidade ao grupo Hamas.

O Hamas reivindicou o ataque e anunciou que se trata do início de uma grande operação para a retomada do território. Em resposta, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, lançou a operação “Espadas de Ferro” e convocou reservistas para reforçar a segurança local. “Estamos em guerra e vamos ganhar”, afirmou Netanyahu. “O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu.”

O país está em alerta máximo, com autoridades recomendando que os cidadãos se mantenham próximos a prédios e espaços protegidos. As Forças de Defesa de Israel prometeram proteger os civis israelenses e responsabilizar o Hamas pelas suas ações.

Os ataques incluíram o lançamento de 5 mil foguetes, com sirenes de alerta de bombardeio em várias regiões de Israel, incluindo Jerusalém. Houve relatos de edifícios

    “Estamos em guerra e vamos ganhar”, afirmou Netanyahu. “O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu.”

Mohammad Deif, comandante do Hamas, declarou que este é o dia da maior batalha para acabar com a última ocupação. Há relatos de israelenses feitos prisioneiros pelos combatentes do Hamas, assim como imagens divulgadas pelo grupo mostrando um tanque israelense destruído.

Líderes mundiais condenaram os ataques do Hamas contra Israel. O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Tierk, expressou choque com a violência e pediu o fim imediato dos confrontos em Gaza. “Este ataque está tendo um impacto horrível sobre os civis israelenses”, disse Tuerk em comunicado. “Os civis nunca devem ser alvo de ataques.”

A situação continua evoluindo, e Israel enfrenta um desafio significativo. A comunidade internacional está acompanhando de perto os acontecimentos e a escalada das tensões na região.

Clique e veja vídeo das explosões:

video-abc779ec55a9493ccc64288e9e8d53c8-V

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*