
Colaboração entre ERO Houston, ERO México e Força-Tarefa (SAFE) resulta na deportação bem-sucedida de Benito Granillo San Agustin
Por Camila Fernandes | GNEWSUSA
No último dia 30 de outubro, a Operação de Execução e Remoção (ERO) Houston, em colaboração com a ERO México e a Força-Tarefa da Aliança de Segurança para Execução de Fugitivos (SAFE), conduziu com sucesso a deportação de Benito Granillo San Agustin, cidadão mexicano de 37 anos que se encontrava ilegalmente nos Estados Unidos. Granillo estava sendo procurado no México por envolvimento em um homicídio.
O processo de remoção teve início no Centro de Processamento Montgomery, em Conroe, onde oficiais de deportação do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) conduziram Granillo até a Ponte Juarez-Lincoln, em Laredo. Ao chegar ao destino, ele foi entregue às autoridades mexicanas encarregadas da aplicação da lei.
“A apreensão e repatriação bem-sucedida deste perigoso fugitivo estrangeiro é outro exemplo do excelente trabalho em equipe entre a ERO Houston e nossos parceiros de aplicação da lei, tanto aqui no sudeste do Texas quanto no exterior”, afirmou o diretor do escritório de campo da ERO Houston, Bret Bradford.
“Trabalhando em conjunto, conseguimos localizar e remover com sucesso este fugitivo da comunidade antes que ele pudesse representar uma ameaça à segurança pública, devolvendo-o ao México para que pudesse ser julgado por seus supostos crimes” concluiu Bradford.
Granillo entrou ilegalmente nos Estados Unidos em data e local desconhecidos. Em 27 de novembro de 2021, após ser detido por dirigir sem carteira de motorista, Granillo foi apresentado pela ERO Houston à Liga City Jail. Posteriormente, em 29 de novembro de 2021, o Gabinete do Xerife do Condado de Galveston transferiu Granillo para a custódia da ERO Houston, onde permaneceu detido no Centro de Processamento de Montgomery, aguardando a decisão de seu processo de imigração.
Em 1º de fevereiro de 2022, um juiz de imigração do Escritório Executivo para Revisão de Imigração do Departamento de Justiça concedeu fiança a Granillo, possibilitando sua saída da custódia do ICE. No entanto, em 21 de dezembro de 2022, outro juiz de imigração determinou a saída voluntária de Granillo dos Estados Unidos, em vez de sua remoção.
Em 19 de janeiro de 2023, Granillo recorreu ao Conselho de Apelações de Imigração, o qual indeferiu seu recurso em 15 de maio. A nova prisão ocorreu em 17 de outubro, durante uma abordagem veicular próxima à residência de Granillo em Houston. A remoção dos Estados Unidos foi realizada pelos oficiais de deportação do ICE em 30 de outubro.
De acordo com o site do ICE
O Programa SAFE é uma parceria de fiscalização de fugitivos e compartilhamento de informações que foi criada em 2012 para melhor usar as informações derivadas de recursos investigativos locais no país e leva a localizar, apreender, deter e remover indivíduos residentes ilegalmente nos Estados Unidos que foram sujeitos a mandados de prisão estrangeiros. O Programa SAFE opera sob a AAR do respectivo país anfitrião, que constrói uma força-tarefa SAFE composta por agências estrangeiras relevantes de aplicação da lei, autoridades de imigração, procuradores-gerais e repositórios de identificação nacionais – bem como outras agências governamentais regionais, nacionais, estaduais e locais. O AAR gestor garante que cada membro da força-tarefa cumpra as políticas e padrões SAFE consistentes com os procedimentos operacionais padrão do programa. Uma vez estabelecida, a força-tarefa SAFE liderada pela AAR gera novas pistas e examina referências de fugitivos SAFE existentes para ação (ERO, sigla em inglês).
Como uma das três diretorias operacionais do ICE, o (ERO, sigla em inglês) é a principal autoridade federal responsável pela aplicação da lei nacional. A missão do ERO é proteger a pátria através da prisão e remoção daqueles que prejudicam a segurança das comunidades dos EUA e a integridade das leis de imigração dos EUA, e suas principais áreas de foco são as operações de fiscalização interna, gestão das populações detidas e não detidas da agência. e repatriação de não-cidadãos que receberam ordens finais de remoção. A força de trabalho da ERO consiste em mais de 7.700 funcionários de apoio policial e não policial em 25 escritórios locais nacionais e 208 localidades em todo o país, 30 postos no exterior e diversas missões temporárias de viagem ao longo da fronteira.
Leia Também:
Israel Derruba Residência do Vice-Líder do Hamas: Ação Contra Alto Comando Inimigo
Confronto em Protesto na Elbit Systems Leva à Prisão de Nove Pessoas
_______________________
Faça um comentário