INSS: Plenário aprova PL que trata de filas do INSS e rejuste para policiais

O texto, que havia sido aprovado mais cedo pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), trata de outros assuntos além da redução de filas no INSS. / Imagem da Web

A proposta visa aprimorar o atendimento no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e proporcionar reajustes salariais para policiais

Por Nicole Cunha | GNEWSUSA

 

Na última quarta-feira (01), o Senado Federal aprovou o projeto de lei (PL) 4.426/2023, em sessão comandada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O PL traz medidas relacionadas ao INSS e aos policiais.

 

Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS)

O Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) é a principal medida do PL 4.426/2023. O programa tem como foco reduzir o tempo de análise de processos administrativos e exames médico-periciais no INSS, abordando a situação crítica das filas que afeta milhares de brasileiros.

O PEFPS fornece as condições administrativas necessárias para que o severo estoque de processos do INSS e perícias pendentes seja extinto, conferindo dignidade a milhares de famílias brasileiras que hoje aguardam pela definição de seus requerimentos voltados aos benefícios da previdência e da assistência social”, afirmou o Senador Weverton (PDT-MA).

O PEFPS prevê um programa com duração inicial de nove meses, podendo ser prorrogado por mais três meses. Ele dará prioridade a processos que aguardam análise por mais de 45 dias ou que tenham prazo judicial vencido. Inclui também serviços médico-periciais em unidades da Previdência Social sem oferta regular de atendimento, com prazos de agendamento superiores a 30 dias e outros casos específicos.

 

Desafio das filas

Segundo o Portal da Transparência Previdenciária, a fila de perícias médicas iniciais já ultrapassava 635,8 mil requerimentos em setembro de 2023. Enquanto isso, a fila de pendências administrativas somava quase 1 milhão de requerimentos, refletindo a urgência de ações para resolver essa situação.

Para incentivar o trabalho dos servidores envolvidos no programa, o projeto cria dois bônus: o Pagamento extraordinário por redução de fila do INSS (Perf-INSS)**, de R$ 68, e o **valor extra para perícia médica federal (Perf-PMF), fixado em R$ 75. Esses valores não serão incorporados aos vencimentos, benefícios ou vantagens dos servidores.

 

Perícias via Telemedicina

O PL 4.426/2023 também autoriza o Ministério da Previdência Social a realizar perícias médicas via telemedicina em municípios com carência de médicos. Essa medida visa a atender regiões remotas e agilizar o processo. Em caso de cancelamento de agendamento de perícia presencial, o horário vago poderá ser preenchido por perícia via telemedicina.

Policiais e Bombeiros

O projeto confirma os reajustes salariais previstos pela MP 1.181/2023 para as forças de segurança do Distrito Federal, incluindo bombeiros e policiais militares e civis. Prevê ainda a correção do valor do auxílio-moradia para policiais militares. A bancada do Distrito Federal destacou a importância dessas medidas para a segurança da região.

 

Mudanças na Funai e Agências Reguladoras

O PL 4.426/2023 traz mudanças significativas no funcionamento da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), estabelecendo novas regras para contratações temporárias e realização de concursos públicos. Também amplia o prazo dos contratos e reserva vagas para indígenas.

Além disso, moderniza a estrutura administrativa de pessoal das agências reguladoras, promovendo uma gestão mais eficiente dos cargos comissionados executivos (CCE) e funções comissionadas executivas (FCE).

O projeto agora aguarda sanção e representa um passo importante na busca por um INSS mais ágil e eficiente, além de beneficiar os servidores da área de segurança e a Funai em suas atividades essenciais para a sociedade brasileira.

 

Leia também:

Hamas Adverte: Repetirá Ataque de 7/10 Até a Aniquilação de Israel

Mente Milionária: A Trajetória Inspiradora de Rosana Costa nos Estados Unidos

Plenário aprova cargos e funções no Superior Tribunal Militar

Um criminoso sexual condenado em Illinois foi acusado de abrigar uma criança desaparecida de Massachusetts em sua residência.

Fonte: Agência Senado
Sobre Nicole Cunha 228 Artigos
Nicole Cunha é jornalista e profissional com uma década de experiência em atendimento e formação em Gestão Comercial. É responsável no GNEWSUSA por informações do meio político e atualidades, com o objetivo de trazer conhecimentos de forma dinâmica e de simples compreensão.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*