OMS Exige Transparência da China diante do Aumento Alarmante de Doenças Respiratórias em Crianças

Hospitais Experimentam Elevada Demanda por Cuidados a Crianças Doentes - Jade Gao/AFP/JC

Por Schirley Passos|GNEWSUSA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está em busca de esclarecimentos das autoridades chinesas diante do aumento significativo de casos de doenças respiratórias e agrupamentos de pneumonia em crianças no país. As informações surgiram durante uma coletiva de imprensa da Comissão Nacional de Saúde da China, que atribuiu o aumento à suspensão das restrições da Covid-19 e à circulação de patógenos conhecidos, como influenza, pneumonia por Mycoplasma pneumoniae, vírus sincicial respiratório (VSR) e Sars-CoV-2.

A OMS também alertou para a presença de agrupamentos de casos de pneumonia pediátrica não diagnosticada no norte da China, sem esclarecer se há vínculo com as infecções respiratórias. A mudança na abordagem chinesa, abandonando a estratégia “Covid zero”, é apontada como um fator que poderia deixar a população mais vulnerável a infecções.

Relatos da mídia indicam um surto disseminado de uma doença respiratória não identificada, especialmente em crianças, levantando a possibilidade de exposições em ambientes escolares. O Programa de Monitoramento de Doenças Emergentes aguarda mais informações para avaliar a extensão do problema, enquanto a OMS solicita à China dados epidemiológicos, resultados laboratoriais e detalhes sobre a circulação de patógenos.

Enquanto a situação se desenrola, a OMS aconselha a população chinesa a adotar medidas de precaução, incluindo a obtenção de vacinas recomendadas, permanecer em casa quando doente, utilizar máscaras em locais públicos e manter práticas regulares de higiene das mãos.

Leia também as matérias a seguir:Desabamento em Gramado-RS: Prédio cede após chuvas, sem vitimas

Impacto nos bolsos: Serviços de Streaming podem encarecer com nova taxação aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos

Feira Networking Rio 2023 – Empreendedorismo, Saúde e Educação; Impulsionando Niterói e São Gonçalo com o treinador mental Alfeu Barreto 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*