
Na Índia, os esforços para salvar 41 trabalhadores que ficaram presos em um túnel que desmoronou no estado de Uttarakhand, nas montanhas do Himalaia, há duas semanas, encontram mais uma vez diversos obstáculos
Por Schírley Passos|GNEWSUSA
Desde o desabamento do túnel em construção no norte da Índia, há 10 dias, as equipes de resgate registraram, pela primeira vez nesta terça-feira (21), imagens dos 41 operários presos. Utilizando uma câmera endoscópica colocada em um tubo fino, eles parecem exaustos e ansiosos.
As imagens divulgadas pelas autoridades locais mostram os trabalhadores em condições preocupantes. Os 41 homens, visivelmente exaustos e ansiosos, foram vistos pela primeira vez desde o acidente. Integrantes das equipes de resgate, ao se dirigirem aos homens bloqueados, afirmaram: “Vamos retirá-los com segurança, não se preocupem”, segundo o vídeo divulgado.
No entanto, os desafios persistem. A máquina de perfuração quebrou na noite de sexta-feira (24), interrompendo a operação de resgate. As tentativas anteriores já haviam sido suspensas no dia 18, por receio de novo colapso da infraestrutura.
Arnold Dix, especialista no local, mencionou que a máquina é irreparável, e não há clareza sobre quando a perfuração será reiniciada. A topografia montanhosa continua a dificultar os esforços, e agora uma nova máquina de perfuração vertical foi trazida como alternativa.
Os trabalhadores estão presos desde 12 de novembro, quando um deslizamento de terra causou o desabamento parcial do túnel de 4,5 quilômetros. O projeto, parte da estrada para as estações de Chardham, enfrenta críticas pela fragilidade na região do Himalaia.
A máquina de perfuração que quebrou parou após perfurar cerca de dois metros da última extensão da passagem aberta para os trabalhadores saírem do túnel. Tubos foram inseridos e soldados para servir como passagem, mas a incerteza persiste sobre a retomada da escavação.

O ministro-chefe de Uttarakhand, Pushkar Singh Dhami, afirmou no sábado (25) que uma abertura vertical, com 89 metros de profundidade, estava começando a ser escavada para tentar chegar ao túnel.
Ele assegurou que a prioridade máxima é o resgate dos trabalhadores e que estão tentando, com todas as forças, retirá-los em breve com segurança. Dhami mencionou que conversou com o primeiro-ministro Narendra Modi, que compartilha a mesma prioridade.
Enquanto as autoridades fornecem alimentos e oxigênio aos trabalhadores, as famílias aguardam ansiosas por notícias. Uma nova máquina de perfuração vertical foi trazida como alternativa, mas a escavação necessária pode levar tempo. A incerteza paira sobre a situação, e a data estimada para o resgate se prolonga até o final de dezembro.
Leia as matérias a seguir: Ataques devastadores de drones na Ucrânia: Rússia lança o maior bombardeio aéreo com drones desde o início da invasão, deixando pelo menos duas pessoas feridas
Veto à Desoneração: Economia Brasileira à Beira de Novos Desafios
Tragédia em Gramado: Desabamento de Edifício Revela Fragilidade Estrutural e Ambiental
Faça um comentário