Sobe o número de desabrigados após tempestade no Rio Grande do Sul

Por Schírley Passos|GNEWSUSA

Chega ao número de 5 mortos e 28 mil pessoas desabrigadas no Rio Grande do Sul

O governo do estado do Rio Grande do Sul confirmou nesta terça-feira(21) a quinta vítima, uma idosa de 67 anos, não identificada, devido as fortes chuvas e alagamento em sua residência em Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre.

“Infelizmente, tivemos a confirmação de mais uma morte em função das chuvas no Estado. Uma senhora de 67 anos foi encontrada morta dentro de uma casa alagada em Eldorado do Sul. Meus sentimentos à família”, disse Eduardo Leite, Governador do Estado.

Dados divulgados pelo governo do Rio Grande do Sul apontam dados alarmantes após eventos meteorológicos extremos que assolaram o estado na última semana. Foram 28 mil pessoas afetadas e o cenário exige medidas imediatas e esforços coordenados para amenizar as consequências.

Segundo informações oficiais da Defesa Civil estadual, o número atualizado hoje, às 16h, é de  24.976 pessoas desalojadas, que buscam refúgio nas residências de amigos ou familiares, e 3.351 estão em abrigos públicos no Estado. Este aumento expressivo se deve, em grande parte, a uma atualização do município de Arroio do Meio, que relatou 7 mil pessoas nessa condição.

Número de desabrigados e desalojados no RS sobe para 28 mil pessoas

O quinto óbito foi confirmado no município de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde uma idosa foi encontrada morta em sua residência alagada. As outras quatro mortes ocorreram em Gramado, Vila Flores e Giruá, envolvendo soterramentos, desmoronamentos e arrastamento pela correnteza.

Os dados são dinâmicos e variam a todo instante, uma vez que são comunicados pelos órgãos municipais e compilados pela Defesa Civil do Estado. Além das vítimas, foram registrados vendavais, enxurradas, inundações, soterramentos e uma microexplosão.

O governador Eduardo Leite, após visitar áreas afetadas nos Vales do Taquari e do Caí e na Serra gaúcha, destacou que todas as estruturas de governo estão mobilizadas para oferecer suporte aos municípios e às vítimas. O governo está focado na desobstrução de vias, restabelecimento de energia e abastecimento de água, além de agilizar o repasse de recursos para os municípios.

Enchente em Arroio do Meio (Foto: Joel Gossmann)

“Estamos buscando as informações das demandas mais urgentes. Criamos também uma ferramenta que desburocratiza o repasse de recursos para os municípios, que é o repasse fundo a fundo da Defesa Civil. Vamos disponibilizar esses recursos rapidamente para os municípios”, assegurou o governador.

Previsão do Tempo:

A Sala de Situação e o Centro de Operações da Defesa Civil continuam monitorando as previsões hidrometeorológicas. A previsão aponta para o avanço de temporais com queda de granizo na Metade Sul do Estado. Na quarta-feira (22/11), as tempestades ganham força e se espalham pelo Estado, com risco de transtornos devido ao avanço de uma frente fria pelo oceano.

Na quinta-feira (23/11), o Noroeste, Norte e Nordeste gaúchos podem enfrentar chuvas fortes antes de uma estabilização gradual do tempo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*