Barômetro do Poder revela preocupações de analistas sobre a meta fiscal do Governo Lula e o desempenho econômico do Brasil em 2024

(Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

No segundo ano de governo, Lula enfrenta complexidades fiscais e um horizonte econômico complexo

Por Nicole Cunha | GNEWSUSA

 

A 51ª edição do Barômetro do Poder, realizado pelo InfoMoney, destaca que 75% dos analistas veem o quadro fiscal como uma ameaça significativa para o governo em 2024. O peso médio atribuído a essa variável é de 3,58 em uma escala de 1 a 5.

Meta de Déficit Zero gera ceticismo

A meta do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de alcançar um déficit primário de 0% do PIB em 2024 é vista com ceticismo por agentes econômicos. Projeções indicam um déficit de 0,8%, ultrapassando a tolerância de 0,25% permitida pelo novo marco fiscal.

Analistas políticos acreditam que há uma alta probabilidade (67%) de a meta de déficit zero ser alterada durante a execução orçamentária. Prevê-se que o governo envie um projeto de lei ao Congresso até março, estabelecendo um novo objetivo, possivelmente um déficit de 0,5% do PIB.

Desafios adicionais para Lula

Tensões entre os ministros da Fazenda, Haddad, e da Casa Civil, Rui Costa, acirram a disputa em torno do resultado primário de 2024. O Barômetro do Poder aponta para uma tendência de desidratação de medidas arrecadatórias, aumentando a pressão por flexibilização da meta fiscal.

O levantamento indica que outros fatores, como a possível queda de popularidade de Lula, dificuldades de coordenação da coalizão e impactos das eleições municipais, também preocupam os analistas, com pesos médios de 3,50, 3,17 e 3,17, respectivamente.

Com o agravamento dos riscos fiscais e a incerteza em torno da meta de déficit zero, o governo de Lula em 2024 se depara com desafios cruciais. As tensões internas e as disputas ministeriais adicionam uma camada extra de complexidade, exigindo uma abordagem estratégica para garantir a estabilidade econômica do país.

 

Sobre Nicole Cunha 228 Artigos
Nicole Cunha é jornalista e profissional com uma década de experiência em atendimento e formação em Gestão Comercial. É responsável no GNEWSUSA por informações do meio político e atualidades, com o objetivo de trazer conhecimentos de forma dinâmica e de simples compreensão.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*