O governo da Finlândia tomou a decisão de fechar novamente toda a fronteira oriental do país a partir sexta-feira(15), devido a um contínuo fluxo de migrantes nos pontos de passagem com a Rússia. Os postos de controle temporariamente reabertos no sudeste de Vaalimaa e Niirala foram fechados às 20h, permanecendo assim até 14 de janeiro. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira (14), poucas horas depois ter reaberto dois postos fronteiriços.
A ministra do Interior, Mari Rantanen, explicou que a decisão de reabrir temporariamente os pontos de passagem foi um teste para avaliar a persistência do “fenômeno” migrante na fronteira. A Guarda de Fronteira Finlandesa relatou que dezenas de migrantes sem documentação ou vistos adequados chegaram, antecipando um aumento rápido nesses números.
O governo finlandês, preocupado com a possibilidade de Moscou usar migrantes para desestabilizar o país, havia fechado toda a fronteira em novembro. As autoridades afirmam que, desde agosto até o final de novembro, cerca de 1.000 migrantes sem vistos adequados ou documentação válida chegaram à fronteira, com mais de 900 somente em novembro. A Finlândia acusa a Rússia de direcionar deliberadamente migrantes para a zona fronteiriça controlada pelo Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB). O Kremlin negou as acusações e lamentou o fechamento da fronteira finlandesa.
Dos oito pontos de passagem entre a Finlândia e a Rússia, apenas o posto de controle ferroviário permanecerá aberto. No início de dezembro, as autoridades finlandesas destacaram que a maioria dos migrantes chegados em novembro vinha de três países: Síria, Somália e Iêmen. A Finlândia, parte do flanco nordeste da OTAN e fronteira externa da União Europeia no norte, busca gerenciar o fluxo migratório e manter a segurança em suas fronteiras.
Jornalista, ela traz consigo uma rica bagagem de experiência e conhecimento no campo da comunicação. Sua dedicação à profissão a consolidou como uma profissional de destaque, cuja paixão pela verdade e pela narrativa precisa a define. Além de suas realizações no jornalismo, Camila também é a CEO da agência de marketing Authentic Media. Seu papel como líder empresarial destaca-se pela capacidade de combinar visão estratégica e criatividade, impulsionando sua agência para o sucesso. Formada em marketing Digital, atualmente Graduanda em Publicidade e Propaganda, ela continua a se aprimorar academicamente, mantendo-se atualizada com as últimas tendências e inovações no mundo da comunicação e do marketing. E desde 2023 faz parte do time de jornalistas do Gnewsusa. Adicionalmente, é importante ressaltar que Camila Fernandes desempenha o papel de CEO-Brasil no Jornal GnewsUSA, reforçando sua presença e influência no cenário da comunicação e do jornalismo.
Faça um comentário