
Um militar está posicionado na entrada de um extenso túnel do Hamas, localizado próximo à passagem de fronteira de Erez, ao norte da Faixa de Gaza, conforme ilustrado em um folheto datado de 17 de dezembro de 2023 pelas Forças de Defesa de Israel.
Operação revela a complexidade do túnel de quatro quilômetros, projetado para ataques com veículos contra comunidades fronteiriças.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
Nesse domingo (17), as Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram uma descoberta significativa no norte da Faixa de Gaza, próximo à passagem de fronteira de Erez com Israel. O maior túnel de ataque do Hamas foi revelado em uma operação que destacou a complexidade e ameaça representada por essa infraestrutura subterrânea.

O túnel, estendendo-se por cerca de quatro quilômetros, desce a 50 metros em algumas áreas e tem largura suficiente para a passagem de veículos. Descoberto pela unidade Yahalom e a Brigada Norte da Divisão de Gaza, a IDF utilizou inteligência avançada e meios tecnológicos para mapear e limpar a rede de túneis estratégicos.
A rota do túnel, que não pode ser publicada, apresenta vários ramais, entroncamentos, linhas de encanamento e sistemas de eletricidade e comunicação. Portas anti-explosão foram encontradas, visando impedir a entrada de tropas israelenses.

O túnel, liderado por Muhammad Sinwar, envolveu dezenas de terroristas do Hamas e representou um investimento milionário. As FDI também divulgaram imagens da construção, evidenciando a presença de equipamento especializado.

A largura do túnel sugere um propósito claro: ataques com veículos contra civis nas comunidades fronteiriças de Gaza. A IDF afirma que “muitas armas” do Hamas foram encontradas no interior.

Durante os combates em Gaza, o Hamas realizou vários ataques contra as tropas da rede de túneis, resultando em baixas do grupo terrorista. As FDI destacaram que a ofensiva terrestre forneceu informações cruciais sobre os projetos de túneis do Hamas.
Com mais de 800 poços de túneis descobertos desde o início da ofensiva, as FDI intensificaram os esforços para desmantelar a infraestrutura do Hamas. O teste bem-sucedido de bombeamento de água do mar visa destruir a rede subterrânea de passagens e esconderijos do grupo.
Questionado sobre o impacto em reféns, o porta-voz das FDI, contra-almirante Daniel Hagari, assegurou que as ações são baseadas em inteligência para evitar danos aos reféns. As FDI continuam a lutar contra o Hamas na Faixa de Gaza desde o final de outubro, buscando eliminar a ameaça terrorista.
Veja também os demais artigos disponíveis
Forças de Defesa de Israel Capturam com Sucesso Suspeitos de Terrorismo em Gaza
Guerra em Israel: Reféns Israelenses são Libertados Após 53 Dias em Gaza
Retomada dos Confrontos: Israel Anuncia Ação Militar Após Violação da Trégua
Deputado turco infarta após afirmar que Israel não conseguirá “escapar da ira de Allah” em discurso intenso
Faça um comentário