
Imagem meramente ilustrativa
No aeroporto de Guarulhos (SP), mais 100 imigrantes vietnamitas desembarcaram em apenas um dia, ao invés de seguir viagem pediram refúgio no país
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
Nos últimos dias, o Brasil tem testemunhado a chegada de um número incomum e expressivo de imigrantes vietnamitas. A situação tem despertado a atenção das autoridades, que estão preocupadas com a possibilidade da existência de redes de contrabando e tráfico de pessoas por trás desse fluxo migratório.
Apenas nos dias 2 e 3 de dezembro, 189 imigrantes desembarcaram no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, sem vistos para o Brasil. A maioria deles manifestou o desejo de pedir refúgio no país. Dentre esses imigrantes, aproximadamente 150 eram vietnamitas, 28 eram indianos e 5 eram ganeses.
Chegada de um grupo de imigrantes vietnamitas no aeroporto de Guarulhos (SP)/Reprodução.
Esse grupo se juntou a outros que já haviam chegado nos dias anteriores, totalizando 358 migrantes, a maioria deles vietnamitas. Até a segunda-feira, esses imigrantes aguardavam na área restrita do Terminal 3 para solicitar refúgio ou serem repatriados.
As autoridades envolvidas no tema acreditam que os cidadãos vietnamitas estão seguindo um padrão observado em outros imigrantes asiáticos, como indianos, nepaleses e bangladeshianos, que buscam o Brasil como uma porta de entrada para as Américas. No entanto, o objetivo desses imigrantes não é permanecer no Brasil, mas sim empreender uma rota rumo aos Estados Unidos.
O que chama a atenção dessa vez, além da nacionalidade vietnamita, é o volume significativo de pessoas que chegaram, com 123 imigrantes desembarcando apenas no último domingo. Muitos desses imigrantes têm tentado superar a barreira linguística e pedir ajuda aos poucos que falam inglês, expressando o desejo de pedir asilo.
Antes de 2023, a migração vietnamita para o Brasil era praticamente inexistente. No entanto, desde o início deste ano, quase 700 vietnamitas chegaram ao Brasil sem documentos ou vistos. Desses, pelo menos 550 solicitaram refúgio, um processo que geralmente leva anos para ser concluído no Brasil.
Brasil como porta de entrada para rota migratória em direção aos Estados Unidos
O Brasil tem se tornado um ponto de partida para uma rota migratória em direção aos Estados Unidos, principalmente para imigrantes asiáticos. Esses imigrantes buscam regularizar sua situação como refugiados temporários no Brasil antes de seguir em direção ao norte do continente.
A maioria dos migrantes asiáticos que chegam ao Brasil nessas condições tem duas principais portas de entrada: o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e a fronteira com a Guiana, em Roraima. No caso dos imigrantes que atravessam a fronteira terrestre, eles entram na América do Sul através do Suriname ou da Guiana, países que fazem fronteira com o Brasil.
Uma vez em território brasileiro, os imigrantes que estão sem visto para desembarcar se recusam a concluir a conexão do voo e expressam o desejo de ficar no Brasil, pedindo refúgio. O Brasil concede refúgio a cidadãos que fugiram de seus países devido a perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas, além de quando há generalizada violação de direitos humanos.
Especialistas temem que essa política de refúgio do Brasil, conhecida como “de portas abertas” e elogiada globalmente, esteja sendo explorada pelas redes de contrabando e tráfico de pessoas. O objetivo seria usar o Brasil como ponto de partida para uma rota por terra que levará os migrantes até a fronteira dos Estados Unidos com o México, colocando-os em situações de perigo e extrema vulnerabilidade.
As autoridades brasileiras estão investigando essa situação blicae possíveis relações com tráfico de pessoas e contrabando de migrantes. A Defensoria Pública da União recomendou que esses migrantes sejam admitidos de forma imediata e excepcional no Brasil, devido às condições precárias em que se encontram.
Leia também:
Portugal Facilita Renovação Automática de Vistos para Imigrantes e Reformula Processo de Concessão
Império Criminoso Desmascarado: Jovens Lideravam Esquema Financeiro de Bilhões
Faça um comentário