Maioria conservadora freia avanço das chamadas Pautas de Costumes relacionadas a temas como drogas e aborto na Câmara

No primeiro ano do terceiro mandato de Lula, direita obteve êxito na aprovação de pautas de costumes, mas  ainda enfrenta resistência na Casa

Por Nicole Cunha | GNEWSUSA

 

Com a atual maioria conservadora na Câmara dos Deputados, diversas pautas relacionadas à LGBTQIA+ e aborto enfrentam obstáculos. Em outubro desse ano, deputados de direita chegaram a defender a obstrução de pautas após afirmarem que o STF estava votando temas da competência do Congresso Nacional.

Leia também a matéria de outubro: Coronel Assis (União-MT) afirma que tensões políticas crescem devido ao STF abordar temas que são responsabilidade do Congresso Nacional

Esquerda e Direita representam minorias na Câmara

Tanto representantes de esquerda quanto de direita estão isolados, controlando cerca de 100 dos 513 deputados cada. A maioria, composta por partidos de centro e de direita, demonstra pouco interesse em avançar com projetos sensíveis. O ‘Centrão’ e outros partidos priorizam pautas econômicas em detrimento das questões relacionadas à aborto, drogas, religião e educação.

Projetos de Lei travados

Projetos de Lei, como o que proíbe a chamada “união poliafetiva”, aprovado em dezembro na Comissão de Previdência e Família, continua pendente de avaliação na CCJ, última fase de tramitação nas comissões. Câmara rejeitou ainda conceder regime de urgência ao projeto da Comissão de Segurança contra o decreto anti-armas de Lula.

Faltaram apenas três votos para os necessários 257, impedindo a votação direta no plenário sem análise pela CCJ. A resistência reflete a sensibilidade das pautas em questão.

Polarização política

O cenário político atual evidencia os desafios enfrentados na aprovação de pautas sensíveis à sociedade, refletindo a complexidade das dinâmicas políticas e ideológicas na Câmara dos Deputados.

Sobre Nicole Cunha 228 Artigos
Nicole Cunha é jornalista e profissional com uma década de experiência em atendimento e formação em Gestão Comercial. É responsável no GNEWSUSA por informações do meio político e atualidades, com o objetivo de trazer conhecimentos de forma dinâmica e de simples compreensão.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*