Operação Humanitária: Brasil inicia terceira retirada de Cidadãos da Faixa de Gaza

Operação Voltando em Paz — Foto: Montagem / Divulgação /GOV BR

O grupo já deixou o território palestino, utilizando a fronteira com o Egito. É possível que parte dos 24 indivíduos anteriormente impedidos de deixar o território, conforme a segunda leva, esteja incluída nos liberados nesta fase

Por Schirley Passos|GNEWSUSA

RIO DE JANEIRO, 21 DEZ – O governo brasileiro deu início hoje à terceira operação de retirada de brasileiros e seus parentes palestinos da Faixa de Gaza, conforme anunciado pelo embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas.

Esta ação ocorre duas semanas após a retirada de um segundo contingente de indivíduos do território palestino. O terceiro grupo, conforme comunicado da Embaixada do Brasil no Egito, atravessou a fronteira entre Gaza e o Egito nesta manhã.

Ao todo, 32 pessoas deixaram Gaza, sendo 16 brasileiros e binacionais, juntamente com 16 familiares palestinos. A expectativa era de incluir as 24 pessoas cujos nomes constavam na segunda leva, mas que foram impedidas pelo governo de Israel de deixar Gaza. Desde o início do conflito, Israel e Egito revisam e autorizam a saída das pessoas propostas pelas embaixadas.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, solicitou ao chanceler israelense, Eli Cohen, a revisão da negativa para a saída dessas 24 pessoas. O terceiro grupo seguirá o mesmo padrão das operações anteriores, deixando Gaza pelo Egito e embarcando para o Brasil com um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

A aeronave, enviada ao aeroporto internacional do Cairo, partiu da base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 8h desta quinta-feira. A previsão é que o avião chegue com o terceiro grupo por volta das 8h de sábado (23).

Além do resgate de cidadãos, o Itamaraty destacou que seis toneladas de purificadores de água portáteis e kits voltaicos foram enviados pela FAB e serão entregues à ONU na Faixa de Gaza, contribuindo para a ajuda humanitária na região.

Desde o início do conflito entre Israel e o Hamas em 7 de outubro, 1.525 pessoas e 53 animais domésticos foram resgatados em diversas operações de repatriação coordenadas pelo Brasil, incluindo embarques de Tel Aviv com brasileiros e parentes, um da Jordânia com resgatados da Cisjordânia, e dois voos do Cairo com repatriados da Faixa de Gaza.

Leia também: 

Sombra nas Quadras: Estrela da NBA confessa Crime em Las Vegas

Tragédia em Praga: ataque a tiros em Universidade deixa múltiplas vítimas e abala a República Tcheca

Lei Orçamentária de 2024: Previsão de despesas de R$ 5,5 Trilhões e Salário Mínimo abaixo de R$ 1.421

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*