Taxa de Desemprego no Brasil Alcança 8,3 Milhões de Pessoas, mas População Ocupada Apresenta Leve Crescimento, Revela IBGE

Desemprego alcança 8,3 milhões de brasileiros no trimestre encerrado em outubro de 2023

Por Schirley Passos|GNEWSUSA

A taxa de desocupação no Brasil foi de 7,6% no trimestre de agosto a outubro, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (30). O índice corresponde a 8,3 milhões de pessoas sem ocupação, uma quantidade 3,6% menor que nos três meses anteriores.

No entanto, a população total atingiu 100,2 milhões de pessoas, o maior contingente desde 2012. A população ocupada continua a mostrar uma tendência de aumento, segundo Adriana Beringuy, coordenadora da pesquisa, e o número de empregados com carteira assinada no setor privado atingiu 37,4 milhões, o maior desde junho de 2014, com um aumento de 1,7% (620 mil) em relação ao trimestre anterior.

Trabalhadores por conta própria totalizaram 25,6 milhões, representando um acréscimo de 1,3% (317 mil) em comparação ao trimestre anterior. O número de trabalhadores sem carteira no setor privado permaneceu estável em 13,3 milhões. A pesquisa também indicou um aumento de 3,2% (ou 172 mil pessoas) nas atividades de Transporte, armazenamento e correio entre os trimestres.

O rendimento médio real atingiu R$ 2.999, registrando um crescimento de 1,7% em relação ao trimestre anterior e de 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse aumento é atribuído à expansão contínua entre os ocupados com carteira assinada. A massa de rendimento atingiu o maior patamar da série histórica, estimada em R$ 295,7 bilhões, representando um aumento de 2,6% em relação aos três meses anteriores e de 4,7% em relação ao mesmo trimestre de 2022.

A população desalentada totalizou 3,5 milhões, representando uma queda de 4,6% em relação ao trimestre anterior e de 17,7% em relação ao mesmo período do ano passado. O percentual de desalentados na força de trabalho foi de 3,1%, a menor taxa desde julho de 2016. Finalmente, a população fora da força de trabalho atingiu 66,8 milhões, apresentando um aumento de 3,2% (2,1 milhões) em relação ao mesmo trimestre de 2022.

Leia tambem:

Autoridades e Justiça Mobilizadas Diante da Emergência em Maceió por Risco de Colapso em Mina da Braskem

Bolívia no Mercosul: Senado brasileiro aprova entrada do país no Mercosul
Tiroteio próximo a Jerusalém ocorre durante suposto cessar-fogo entre Israel e Hamas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*