Alemanha facilita caminho da cidadania em meio a alta demanda por mão de obra

Nova lei de naturalização visa refletir a diversidade étnica da sociedade e atrair mais trabalhadores migrantes

Por Carla Pereira|GNEWSUSA

A Alemanha aprovou uma nova lei de naturalização que facilita o caminho para a cidadania e acaba com a proibição da dupla nacionalidade. Essa medida foi adotada em resposta à alta demanda por mão de obra e para refletir a realidade de uma sociedade etnicamente diversa há muito tempo.

A lei, proposta pela coalizão de partidos de centro e de esquerda liderada pelo chanceler Olaf Scholz, foi aprovada após um intenso debate no Parlamento. Os parlamentares da oposição acusaram o governo de desvalorizar a cidadania e aumentar o ônus da migração sobre os serviços públicos.

A nova lei estabelece que a cidadania estará disponível após cinco anos de residência, em vez dos oito anos anteriores. Para os estrangeiros “excepcionalmente bem integrados”, o período de residência necessário será reduzido para três anos. Além disso, a dupla nacionalidade, que anteriormente era permitida apenas para cidadãos de outros países da União Europeia, agora será autorizada. Isso permitirá que dezenas de milhares de turcos nascidos na Alemanha se tornem eleitores, reconhecendo a contribuição de seus pais e avós para a reconstrução do país após a Segunda Guerra Mundial.

Anteriormente, a Alemanha tinha uma das leis de naturalização mais restritivas do mundo, exigindo que os candidatos comprovassem até mesmo ancestrais alemães distantes. No entanto, os progressistas há muito tempo defendiam uma lei de cidadania que reconhecesse a diversidade étnica da sociedade alemã, que se tornou multicultural desde a chegada de trabalhadores convidados da Itália e da Turquia na década de 1960.

Embora a nova lei tenha sido elogiada por muitos, os partidos políticos também competem para mostrar uma posição mais dura em relação à imigração, prometendo acelerar as deportações de imigrantes ilegais. Isso ocorre em resposta ao crescimento do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) nas pesquisas, em meio a uma economia fraca e frustrações em relação aos serviços públicos. A AfD se opõe à nova lei, assim como os conservadores da oposição, que alertaram contra a “desvalorização” do passaporte alemão e a importação de divisões.

A nova lei de naturalização reflete a evolução da Alemanha como uma sociedade multicultural e etnicamente diversa. Ela busca equilibrar a necessidade de atrair trabalhadores migrantes para preencher lacunas no mercado de trabalho com preocupações sobre a imigração e a integração dos imigrantes.

Veja também :

A Importância da ERO de Washington, D.C. na Aplicação da Lei de Imigração Doméstica nos Estados Unidos

Ministro Mauro Vieira reafirma apoio brasileiro à política de ‘uma só China’ após eleições em Taiwan

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*