
Especialista aponta motivos como atividades de grupos criminosos, conflitos políticos e problemas econômicos como fatores para o crescimento
Por Carla Pereira|GNEWSUSA
De acordo com as estatísticas mais recentes divulgadas pela Comissão Mexicana de Ajuda aos Refugiados (Comar), o ano de 2023 registrou o maior número de solicitações de refúgio no México em uma década, com mais de 140 mil pessoas buscando proteção no país. Esse aumento expressivo levanta preocupações e chama a atenção para os motivos por trás dessa tendência.
Especialistas apontam que o crescimento no número de solicitações de refúgio no México está relacionado a uma série de fatores. Um dos principais motivos é a presença de atividades de grupos criminosos nos países da América Central, que geram insegurança e violência, levando as pessoas a buscar refúgio em locais mais seguros.
Além disso, conflitos políticos e problemas econômicos também contribuem para o aumento das solicitações de refúgio. A instabilidade política e a falta de oportunidades econômicas em alguns países impulsionam as pessoas a deixarem suas casas em busca de uma vida melhor.
A diretora da ONG Sin Fronteras, Sandra Álvarez, destaca que o crescimento constante nos últimos anos tem diferentes fatores dependendo do contexto. Ela menciona que muitas pessoas solicitam refúgio no México com o objetivo de tentar chegar aos Estados Unidos posteriormente.
Os países com maior número de solicitantes de refúgio no México em 2023 foram o Haiti, Honduras e Cuba. No caso do Haiti, os motivos incluem a insegurança pública, os efeitos do terremoto de 2010 e as alterações climáticas. Já em Honduras, a violência gerada pelo crime organizado e a violência de gênero são os principais motivos. Migrantes cubanos argumentam uma possível perseguição política como razão para buscar refúgio.
É importante ressaltar que o governo mexicano analisa e investiga cada caso de solicitação de refúgio para definir se concede ou não o status de refugiado. O estatuto de refugiado é concedido quando um estrangeiro tem receios fundamentados de ser perseguido em seu país de origem devido a questões como raça, religião, gênero ou opiniões políticas.
Veja também
Geison Rodrigues: o Maratonista Brasileiro que conquistou o Mundo
Migração ilegal sobrecarrega tribunais: Mais de 3 milhões de pedidos de asilo aguardam julgamento
Faça um comentário