Como evitar golpes de advogados de imigração ‘de fachada’ nos EUA

Brasileira acusada de fraude destaca preocupações com golpes relacionados à imigração

Por Carla Pereira|GNEWSUSA

Uma recente acusação de fraude nos Estados Unidos envolvendo uma brasileira chamou a atenção para os golpes relacionados à imigração. Patricia Lelis foi formalmente acusada de se passar por advogada de imigração e receber US$ 700 mil através de processos de vistos E-2 e EB-5, que concedem residência americana por investimentos e geração de empregos no país. Esse caso levanta preocupações sobre a segurança dos interessados em morar nos Estados Unidos e a necessidade de evitar golpes.

Marcelo Gondim, advogado especializado em processos de imigração, ressalta a importância de verificar as credenciais dos advogados antes de iniciar qualquer processo. Ele explica que, para ser advogado nos Estados Unidos, é necessário passar no Bar Exam, um exame que habilita o exercício da advocacia no país. Os interessados devem solicitar o número de registro do advogado e podem verificar as credenciais no portal da Associação Estadual de Advogados (BAR) e no site da American Immigration Lawyers Association (AILA).

Além disso, Gondim alerta para a desconfiança em relação a valores muito baixos cobrados pelos escritórios de advocacia. Ele ressalta que é importante ficar atento a escritórios que oferecem facilidades e promessas de aprovação garantida, pois não existe tal garantia em nenhum processo imigratório.

Os golpes relacionados à imigração têm aumentado nos últimos anos, devido à flexibilização das categorias imigratórias e ao crescente interesse de estrangeiros em morar nos Estados Unidos. Esses esquemas ilegais envolvem desde a representação ilegal de clientes até a criação de agências de emprego e fundos de investimentos de fachada. Além dos prejuízos financeiros, aqueles enganados por advogados de imigração podem acabar ficando em situação ilegal no país e até mesmo serem deportados.

É fundamental que os interessados em processos de imigração estejam atentos e tomem precauções para evitar cair em golpes. Verificar as credenciais dos advogados, desconfiar de promessas milagrosas e preços muito baixos são medidas importantes para garantir um processo legal e seguro.

Veja também:

Mais de 4 milhões de brasileiros vivem no exterior

Real Madrid retoma a posição de clube mais rico do mundo, e Flamengo se aproxima do top 30, segundo estudo

Relatório dinamarquês expõe adoções ilegais entre Coreia do Sul e Dinamarca

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*