
Invasor, ligado a facção criminosa, tentava roubar armas para atacar agentes em meio à crescente onda de violência no país.
Por Camila Fernandes | GNEWSUSA
Um homem não identificado foi detido no último sábado (13) ao invadir sorrateiramente as instalações de um quartel militar em Quevedo, Equador. Segundo o Exército, o indivíduo tinha como objetivo roubar armas do local e atacar agentes. A prisão em flagrante foi realizada por soldados após o homem invadir o quartel na província de Los Ríos, acessando-o por uma área com vegetação alta. Uma sacola grande, presumivelmente destinada a armazenar as armas, foi apreendida com o invasor.
— Ejército Ecuatoriano (@EjercitoECU) January 13, 2024
A situação ganha contornos mais sombrios, pois o invasor alegou ser membro do grupo criminoso “Los Choneros”, uma das 22 facções recentemente declaradas terroristas pelo presidente do Equador, Daniel Noboa, em decreto assinado no dia 9.
A crise de segurança no país se agravou nos últimos dias, marcada por um ataque a uma emissora de televisão, explosões repentinas em várias cidades e o sequestro de agentes da polícia. O governo acredita que esses eventos estão relacionados à implementação dos planos do presidente Noboa para lidar com a atual situação calamitosa de segurança. Enfrentando essa onda de violência, as forças de segurança equatorianas têm intensificado as operações em todo o país. Desde a declaração do estado de emergência na última segunda-feira, mais de mil pessoas foram presas, segundo informações do governo.
Em meio a esse cenário tenso, todos os funcionários penitenciários, que foram mantidos reféns por detentos em sete prisões diferentes, foram libertados na noite de sábado. Ao todo, 158 guardas e 20 funcionários administrativos foram resgatados.
Além disso, o brasileiro Thiago Allan Freitas, que estava em poder de sequestradores em Guayaquil, Equador, foi libertado pela polícia na última quarta-feira (10). Freitas, ao descrever seu período de cativeiro, mencionou que chegou a pensar que “não tinha mais saída”.
Leia Também:
Imigrantes idosos em Nova York enfrentam desafios após anos em busca do “sonho americano”
Alterações Substanciais no Processo de Vistos: Dispensa de Entrevistas nos EUA
Desafios na obtenção de visto e imigração para os Estados Unidos: Dicas para evitar problemas
___________________________
Faça um comentário