Ônibus de Migrantes buscam rotas alternativas para Nova York, desafiando novas restrições
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
O prefeito de Jersey City, Steven Fulop, expressou preocupação sobre a crescente utilização de Nova Jersey como ponto de parada estratégica para contornar restrições de ônibus em direção a Nova York. Fulop ressaltou que, até o momento, não há preocupações com a passagem dos migrantes pelo estado.
Os veículos, provenientes em sua maioria do Texas, traziam acompanhantes para facilitar a transferência dos migrantes para trens e ônibus com destino à cidade de Nova York.
Enquanto o governador da Louisiana, John Bel Edwards, afirmou que a gestão estadual não estava envolvida, o governador de Nova Jersey, Philip Murphy, assegurou que a maioria dos solicitantes de asilo continuou sua jornada em direção à cidade de Nova York. Murphy enfatizou a coordenação próxima com as autoridades locais, federais e da cidade de Nova York.
Nova Ordem em Nova York busca enfrentar a Crise Migratória
O prefeito de Nova York, Eric Adams, assinou uma ordem executiva visando trazer mais estrutura ao desembarque de ônibus com migrantes perto do terminal rodoviário da Autoridade Portuária, no centro de Manhattan. A medida foi uma resposta ao aumento significativo de migrantes, com mais de 161.500 solicitantes de asilo registrados desde o primeiro semestre de 2022.
A ordem restringe a chegada de ônibus de segunda a sexta-feira, das 8h30 ao meio-dia, impondo requisitos detalhados aos motoristas. Estes devem fornecer listas com informações sobre os passageiros, seu tempo de chegada ao país e detalhes sobre abrigo de emergência. Empresas que violarem a ordem podem enfrentar penalidades, incluindo prisão e multas.
Desafios e consequências das restrições em Nova Jersey e Chicago
O governador Abbott enviou 25 mil migrantes para Nova York, buscando chamar atenção para as dificuldades na fronteira sul. A estratégia foi criticada por Adams, que acusa Abbott de usar solicitantes de asilo como peões políticos.
Em Chicago, o prefeito Brandon Johnson relatou chegadas inesperadas de migrantes vindos do Texas. A cidade implementou leis semelhantes às de Nova York, resultando em ônibus desembarcando em locais inusitados.
No entanto, as restrições enfrentam críticas. Power Malu, da organização Artists Athletes Activists, considera as regras rigorosas e afirma que o fluxo de migrantes não será interrompido. O prefeito de Secaucus, Michael Gonnelli, destaca as consequências inesperadas para os centros de trânsito em Nova Jersey.

Leia também:
Operação Internacional: Prisão na Bélgica desmantela esquema de drones no tráfico para presídios
‘Musa do Crime’ Capturada em Nova Tentativa de Furto a Carros em Cuiabá
PL 6.172/2023: Projeto propõe prazo de 180 dias para novos procedimentos no SUS
Faça um comentário