Dentista de San Antonio condenado a 30 anos por produção de material de abuso sexual infantil, após investigação da HSI e parceiros locais

Exploração Infantil

Por Carla Pereira|GNEWSUSA

Um dentista do Texas foi condenado a 30 anos de prisão federal por sua participação na produção de material de abuso sexual infantil, após uma investigação conduzida pela Homeland Security Investigations (HSI) com a ajuda de agências de aplicação da lei estaduais e locais.

Abiel Alejandro Saldivar, de 33 anos, de San Antonio, foi condenado por um juiz federal a 360 meses de prisão, com liberdade supervisionada vitalícia e a pagar $45.000 em restituição. O juiz também ordenou que ele pagasse $55.100 em taxas especiais.

Saldivar se declarou culpado em 3 de maio de 2023.

De acordo com documentos judiciais, Saldivar trabalhava como dentista em San Antonio e enviava mensagens para vários menores em diferentes aplicativos de mídia social, dizendo que tinha imagens nuas deles e que as publicaria se eles não se envolvessem em atividades sexuais e gravassem para ele. Saldivar foi preso em 21 de janeiro de 2022 e permaneceu sob custódia desde então.

“A sentença significativa imposta a Abiel Saldivar envia uma mensagem clara de que há consequências graves para aqueles que exploram crianças. Saldivar passará os próximos 30 anos na prisão federal por seus atos repreensíveis”, disse Craig Larrabee, agente especial responsável pela HSI em San Antonio. “Continuamos comprometidos em trabalhar com nossos parceiros federais, estaduais e locais de aplicação da lei para perseguir de forma agressiva aqueles que vitimizam nossas crianças”.

A procuradora assistente dos Estados Unidos, Bettina Richardson, do Distrito Oeste do Texas, foi responsável pelo processo.

“O réu, um dentista pediátrico local, estava explorando agressivamente e sem piedade crianças por meio das redes sociais”, disse Jaime Esparza, procurador dos Estados Unidos para o Distrito Oeste do Texas. “Esse caso demonstra os benefícios da colaboração entre as forças policiais locais, estaduais e federais para atender às vítimas e responsabilizar os perpetradores, especialmente aqueles que se aproveitam dos mais vulneráveis de nossa sociedade”.

A HSI incentiva o público a denunciar suspeitos de abuso infantil e qualquer atividade suspeita por meio de sua linha direta gratuita pelo telefone 866-347-2423 ou preenchendo o formulário de denúncia online. Ambos estão disponíveis 24 horas por dia. Do exterior dos Estados Unidos e do Canadá, os denunciantes devem ligar para o número 802-872-6199. Usuários com deficiência auditiva podem ligar para o TTY 802-872-6196.

A HSI adota uma abordagem centrada na vítima para investigações de exploração infantil, trabalhando para identificar, resgatar e estabilizar as vítimas. A HSI trabalha em parceria com o Centro Nacional de Crianças Desaparecidas e Exploradas (National Center for Missing and Exploited Children), parceiros do ICAC e outras agências federais, estaduais e locais para ajudar a resolver casos e resgatar crianças sexualmente exploradas. Suspeitas de exploração sexual infantil ou crianças desaparecidas podem ser relatadas à linha direta gratuita e 24 horas do Centro Nacional de Crianças Desaparecidas e Exploradas pelo telefone 800-THE-LOST.

A HSI é membro fundador da Virtual Global Taskforce, uma aliança internacional de agências de aplicação da lei e parceiros do setor privado que trabalham juntos para prevenir e deter o abuso sexual infantil online.

Uma das principais prioridades da HSI é proteger o público de crimes de vitimização, e o programa de investigações de exploração infantil da HSI é um componente central dessa missão. Além disso, a HSI é reconhecida como líder global nessa disciplina investigativa. A diretoria está comprometida em utilizar suas vastas autoridades, presença internacional e fortes parcerias governamentais e não governamentais para identificar e resgatar vítimas infantis, identificar e prender agressores, prevenir o abuso sexual infantil transnacional e ajudar a tornar a internet um lugar mais seguro para as crianças.

A HSI é o braço investigativo principal do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, responsável por investigar crimes e ameaças transnacionais, especialmente organizações criminosas que exploram a infraestrutura global por meio da qual o comércio internacional, a viagem e as finanças se movem. A equipe da HSI, composta por mais de 8.700 funcionários, inclui mais de 6.000 agentes especiais designados para 237 cidades nos Estados Unidos e 93 locais no exterior em 56 países. A presença internacional da HSI representa a maior presença de aplicação da lei investigativa do DHS no exterior e uma das maiores presenças internacionais na aplicação da lei dos Estados Unidos.

Veja também:

Noite de desespero em resort de esqui: mulher fica presa em teleférico por 15 horas

USA x México: Republicanos defendem pedido de Impeachment contra Secretário de Segurança dos Estados Unidos

Biden atribui ataque de drone a grupos apoiados pelo Irã, prometendo retaliação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*