ERO Boston prende cidadão italiano que ultrapassou o prazo de visto nos EUA e foi condenado por agressão

Ação da ICE resulta na prisão de indivíduo com histórico criminal violento

Por Carla Pereira|GNEWSUSA

A Agência de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) anunciou a prisão de um cidadão italiano em Boston, Massachusetts, que havia ultrapassado o prazo de seu visto nos EUA e foi condenado por agressão e lesão grave na Itália.

Segundo o Diretor do Escritório de Campo da ERO Boston, Todd Lyons, o indivíduo representa um potencial perigo para a comunidade, não apenas por ter excedido o prazo de seu visto, mas também por seu histórico criminal violento. A operação resultou na localização e prisão do indivíduo, demonstrando a dedicação e diligência dos agentes da ERO Boston.

O cidadão italiano entrou nos Estados Unidos em 31 de maio de 2001, utilizando um programa de isenção de visto. No entanto, ele não deixou o país dentro do prazo estabelecido, que era 31 de julho de 2021. Na Itália, em 8 de agosto de 2016, ele foi considerado culpado por agressão e lesão grave pelo Tribunal Criminal de Pistoia, sendo condenado a um ano, um mês e 26 dias de prisão.

O indivíduo permanecerá sob custódia da ICE enquanto aguarda os procedimentos de remoção. Durante esses procedimentos, os não cidadãos têm direito ao devido processo legal perante juízes federais de imigração nos tribunais de imigração, que são administrados pelo Escritório Executivo de Revisão de Imigração (EOIR, na sigla em inglês). É importante ressaltar que o EOIR é uma agência independente do Departamento de Justiça dos EUA e do Departamento de Segurança Interna, responsável por tomar decisões com base nos méritos de cada caso individual. Os oficiais da ICE são responsáveis por executar as decisões de remoção estabelecidas pelos juízes federais de imigração.

No ano fiscal de 2023, a ERO realizou 170.590 prisões administrativas, um aumento de 19,5% em relação ao ano anterior. Dentre os não cidadãos presos, 73.822 possuíam histórico criminal, com uma média de quatro acusações e condenações por indivíduo. Essas acusações incluíam mais de 33.209 por agressão, 7.520 por crimes relacionados a armas, 1.713 por homicídio e 1.615 por sequestro. Além disso, foram removidos 3.406 membros conhecidos ou suspeitos de gangues, 139 terroristas conhecidos ou suspeitos, sete violadores de direitos humanos e 108 fugitivos estrangeiros procurados por seus governos por crimes como homicídio, estupro, terrorismo e sequestro. No mesmo período, a ERO realizou 142.580 remoções para mais de 170 países ao redor do mundo.

 

Veja também:

EUA planejam restrições mais rigorosas às exportações de armas civis

Estados Unidos: Jovem resgata bebê de 9 meses após pais falecerem por eletrocussão.

Trump conquista segunda vitória consecutiva e vence em New Hampshire 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*