Inverno severo desafia estoque de petróleo nos EUA: Gasolina surpreende com aumento expressivo

Tempestades paralisam produção e importação, levando a queda histórica nos estoques de petróleo. Gasolina atinge picos inesperados, moldando cenário energético nos EUA.

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

Os Estados Unidos enfrentam desafios energéticos com uma notável queda nos estoques de petróleo, atingindo 420,7 milhões de barris, uma redução significativa de 9,2 milhões, revelou o último relatório da Administração de Informação de Energia (AIE).

O cenário foi moldado pelo inverno rigoroso, resultando em fechamento de refinarias e uma queda de 1,2 milhão de barris por dia nas importações de petróleo. As tempestades de inverno também provocaram uma queda na produção de petróleo, atingindo 12,3 milhões de barris por dia, a maior desde setembro de 2021.

Dakota do Norte, o terceiro maior produtor de petróleo dos EUA, teve sua produção reduzida pela metade, atingindo 700 mil barris por dia, devido a desafios operacionais e condições climáticas extremas.

O frio intenso impactou o refino de petróleo nas refinarias, com uma queda de 1,4 milhão de barris por dia, totalizando 15,3 milhões de barris por dia. As taxas de utilização das refinarias caíram 7,1 pontos percentuais, marcando 85,5% da capacidade total, o maior declínio desde dezembro de 2022 durante a tempestade de inverno Elliot.

Em contrapartida, os estoques de gasolina viram um aumento de 4,9 milhões de barris, atingindo 253 milhões de barris, o nível mais alto desde fevereiro de 2021, superando as previsões de 2,3 milhões de barris. Os estoques de derivados, incluindo diesel e óleo para aquecimento, surpreenderam com uma queda de 1,4 milhão de barris, totalizando 133,3 milhões de barris na semana, em contraste com as expectativas de aumento. Cushing, Oklahoma, centro de entrega de futuros de petróleo dos EUA, também viu uma redução de 2 milhões de barris nos estoques, segundo a AIE.

Veja também os demais artigos disponíveis

Disputa eleitoral acirrada entre Haley, Trump e Biden ganha destaque

Texas e Biden em conflito após Suprema Corte decidir abrir Fronteiras com México

EUA planejam restrições mais rigorosas às exportações de armas civis

Acusado de incêndio mortal em Joanesburgo enfrenta 76 acusações de homicídio 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*