
Esposa e filhos do líder dos Choneros capturados em operação integrada; Fito desapareceu da prisão e causou caos no Equador.
Por Camila Fernandes | GNEWSUSA
Em uma operação conjunta entre o corpo de elite da Polícia de Córdoba e forças nacionais, o líder da temida gangue equatoriana Los Choneros, José Adolfo Macias, conhecido como Fito, teve sua esposa e três filhos detidos em uma mansão alugada a 700 quilômetros de Buenos Aires. A ação ocorreu na noite de quinta-feira (18), e faz parte dos esforços para conter a escalada de violência desencadeada pelo desaparecimento de Fito de uma prisão em Guayaquil, Equador.
Fito cumpria uma sentença de 34 anos por associação com crime organizado, tráfico de drogas e homicídio, e sua fuga desencadeou uma crise no Equador. O presidente Daniel Noboa declarou estado de emergência, e o caos resultou em atos de violência, incluindo um ataque a um canal de televisão. A esposa de Fito, Inda Penarrieta, já estaria na Argentina dez dias antes do fugitivo escapar da prisão. Suspeita de envolvimento no assassinato do promotor César Suárez, que investigava o ataque ao canal de televisão e múltiplos processos contra Los Choneros, Penarrieta foi uma das oito pessoas presas na operação.
Além dela, três filhos de Fito, Michelle (21 anos), Ilse María (12 anos) e Lian Sejam (4 anos), foram detidos na mansão. A operação resultou na prisão de um sobrinho de Fito, Javier Macías Alcivar, de um amigo da família, Ángel Zambrano Chiquito, e de um funcionário, Denny Yadira Laines Basurto, conforme relatado pelo jornal La Voz del Interior.
Os detidos foram encaminhados para a Direção Provincial da Aeronáutica e, posteriormente, embarcaram em um avião com destino a Buenos Aires. A Direção Nacional de Migrações confirmou que todos serão extraditados para o Equador, onde enfrentarão as acusações relacionadas aos crimes da gangue Los Choneros.
Leia Também:
Aeronave de Carga da Atlas Air Faz Pouso de Emergência em Miami Após Incêndio no Motor
Suspeito de matar galerista dos EUA no Rio é encontrado em Minas; entenda
Suspeito de matar galerista dos EUA no Rio é encontrado em Minas; entenda
_____________________
Faça um comentário