
Recente vídeo divulgado pela internet revela julgamento público em Pyongyang, sinalizando intensificação da guerra contra influências Sul-Coreanas. Desertora alerta sobre a crescente adoção da cultura estrangeira na sociedade Norte-Coreana
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
Um vídeo chocante divulgado pelo South and North Development (SAND) Institute expôs a cruel sentença imposta a dois adolescentes de 16 anos em Pyongyang, Coreia do Norte. O regime liderado por Kim Jong Un condenou os jovens por assistirem a filmes e vídeos musicais sul-coreanos, em mais um episódio da intensificação da guerra contra influências externas desde a implementação da lei de “pensamento anti-reacionário” em 2020.
A presidente do SAND, Choi Kyong-hui, uma desertora da Coreia do Norte em 2001 e doutora em Ciências Políticas pela Universidade de Tóquio, expressou preocupação com a severidade da punição. “A julgar pela pesada punição, parece que isso deve ser mostrado às pessoas em toda a Coreia do Norte para adverti-las. Se assim for, parece que esse estilo de vida da cultura sul-coreana é predominante na sociedade norte-coreana”, comentou.
O vídeo, supostamente editado em 2022, exibe um grande julgamento público onde os dois estudantes de uniforme cinza são algemados diante de aproximadamente 1.000 estudantes em um anfiteatro. Todos, incluindo os condenados, usam máscaras faciais, indicando que a filmagem ocorreu durante a pandemia da Covid-19.
De acordo com o vídeo, os jovens foram sentenciados após três meses de condenação por assistir e divulgar filmes, músicas e vídeos musicais sul-coreanos. O narrador alega que eles foram “seduzidos pela cultura estrangeira” e acabaram “arruinando suas vidas”. O vídeo também mostra imagens de meninas sendo algemadas e mulheres de Pyongyang usando moda e penteados sul-coreanos.
A análise de Choi Kyong-hui sugere que Kim Jong Un pode estar buscando conter a influência crescente da cultura sul-coreana entre os jovens da geração Y e Z na Coreia do Norte. A população, mesmo sob um regime recluso, parece estar adotando aspectos da cultura sul-coreana, o que representa um desafio para o líder norte-coreano.
A Coreia do Norte e a Coreia do Sul, tecnicamente em guerra desde o conflito de 1950-53 que terminou em trégua, continuam divididas por uma zona desmilitarizada fortificada. A repressão do regime norte-coreano diante da apreciação de elementos culturais sul-coreanos destaca as tensões persistentes entre as duas nações.
Faça um comentário