Relatório Anual do ICE: Menos de 5% dos Imigrantes nas Fronteiras Deportados em 2023

O ICE deportou 142.580 imigrantes dos Estados Unidos, enviando-os para aproximadamente 180 países. [Foto: ICE]

Discrepância entre Números de Encontros e Deportações Chama a Atenção para a Política Migratória Atual

Por Carla Pereira|GNEWSUSA

De acordo com o relatório anual de 2023 divulgado pela Immigration and Customs Enforcement (ICE), a agência deportou mais de 142.000 pessoas no ano passado, o que representa menos de 5% de todos os 3,2 milhões de imigrantes encontrados nas fronteiras dos Estados Unidos. Esses números chamam a atenção para a discrepância entre o número de imigrantes encontrados e o número de deportações realizadas.

Comparando com anos anteriores, o relatório destaca que o número de expulsões foi o dobro do ano anterior, porém, sob a presidência de Joe Biden, a agência está deportando significativamente menos pessoas do que sob a administração de Donald Trump. Em 2018, por exemplo, o ICE retirou 265.000 indivíduos dos Estados Unidos, representando mais de 30% dos 680.000 migrantes encontrados na fronteira naquele ano, de acordo com dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras.

Durante o primeiro ano de mandato de Biden, as estatísticas do CBP (Customs and Border Protection) mostram um aumento significativo nos encontros fronteiriços, que quase triplicaram, passando de 647.000 para 1,95 milhões. No entanto, as novas diretrizes emitidas pelo governo Biden sobre a fiscalização da imigração resultaram em apenas 59.000 remoções no ano, o menor número de deportações dos últimos seis anos.

Os dados mais recentes do ICE revelam que seus agentes deportaram 142.580 imigrantes dos Estados Unidos para cerca de 180 países no último ano fiscal. Essas deportações incluíram mais de 44.000 pessoas do interior do país e mais de 98.000 pessoas encontradas na fronteira. O relatório também destaca que 139 “terroristas conhecidos ou suspeitos” e 3.406 “membros de gangues conhecidos ou suspeitos” estavam entre os deportados.

Além disso, mais de 60.000 não-cidadãos foram expulsos sob a ordem de saúde pública do Título 42 antes de maio de 2023. O ICE continua a desmantelar organizações criminosas transnacionais, a remover ameaças à segurança nacional e pública, e a colaborar com outros órgãos do governo e aplicação da lei para cumprir sua missão de manter as comunidades dos Estados Unidos seguras.

É importante ressaltar que o ICE não é o único ramo do Departamento de Segurança Interna que deporta pessoas, e muitos dos que são inicialmente detidos pela patrulha fronteiriça são expulsos do país ou enviados de volta ao seu ponto de origem pelo CBP.

O relatório de 2023 também revelou que a agência tinha 37.000 pessoas sob custódia aguardando remoção dos Estados Unidos, e outras 6,2 milhões de pessoas não estavam detidas. Esse número quase dobrou desde 2020, quando o ICE cuidava de 3,3 milhões de casos ativos no total.

Veja também

Senado dos EUA aprova procedimento para evitar “shutdown” e estender financiamento temporário do governo

O deserto na Califórnia onde os EUA abandonam imigrantes que conseguem entrar no país

Português preso em operação da PF ao tentar traficar bebê para a Europa: detalhes chocantes revelados

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*