Texas e Biden em conflito após Suprema Corte decidir abrir Fronteiras com México

O governador do Texas, Greg Abbott, disse que as medidas foram tomadas com base no direito constitucional de auto defesa do Estado do Texas. / imagem da web.

Controvérsia persiste entre o Estado e a Administração Biden sobre segurança na Fronteira EUA-México

Por Nicole Cunha | GNEWSUSA

 

Após a decisão da Suprema Corte dos EUA permitir a remoção do arame farpado instalado pelo Texas na fronteira EUA-México, a controvérsia persiste. A barreira, parte da iniciativa de segurança do governador do Texas, permanece em uma seção contestada, enquanto o estado desafia legalmente sua remoção.

O Departamento de Segurança Interna solicitou ao Texas “acesso total” à fronteira até 26 de janeiro. A área de Shelby Park, em Eagle Pass, foi citada como ponto de tensão, onde o Texas afirma estar aberta ao público, mas a CBP (Customs and Border Protection) foi impedida de acessá-la.

“[o Texas] manterá sua postura atual em deter as travessias ilegais na fronteira, utilizando medidas eficazes de segurança na fronteira”, escreveu o porta-voz do Departamento de Segurança Pública, tenente Chris Olivarez.

Texas mantém postura e promete defender a Fronteira

Governador Greg Abbott reafirma a eficácia do arame farpado, destacando-o como dissuasor para travessias ilegais incentivadas pela Administração Biden. O estado mantém a postura de usar todas as estratégias para proteger sua soberania e combater atividades criminosas.

O Texas realizou prisões de migrantes em Shelby Park, acusando-os de invasão criminal. Esta é a primeira detenção desde que o estado assumiu o controle da área, aplicando uma nova lei que considera a entrada ilegal um crime estadual.

Enquanto a Suprema Corte ordena acesso à fronteira, não há um “cronograma” definido para remover o arame farpado. O governador Abbott afirma: “Isto ainda não acabou”, indicando que o Texas continuará a defender sua autoridade constitucional na proteção da fronteira.

Na rede X, Crhis Olivarez afirmou ainda que o Texas continuará com suas operações de segurança, e está reforçando suas fronteiras com o Rio Grande, localizado na cidade de Eagle Pass.

 

Tensões permanecem em meio à crise migratória

Com a persistência das tensões entre o Texas e o governo federal, a fronteira EUA-México permanece no centro de debates acalorados, enquanto o estado busca manter suas medidas de segurança e a Administração Biden busca reverter ações implementadas pelo Texas.

Mais sobre abertura da Fronteira EUA – México aqui
Sobre Nicole Cunha 228 Artigos
Nicole Cunha é jornalista e profissional com uma década de experiência em atendimento e formação em Gestão Comercial. É responsável no GNEWSUSA por informações do meio político e atualidades, com o objetivo de trazer conhecimentos de forma dinâmica e de simples compreensão.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*