Após incidente com avião de transporte, tensões aumentam entre Ucrânia e Rússia
Por Camila Fernandes | GNEWSUSA
Nesta quarta-feira (24), a Ucrânia reiterou seu compromisso de atacar a região russa de Belgorod e aeronaves militares russas, poucas horas após a queda de um avião de transporte próximo à fronteira ucraniana.
Em um comunicado que não abordou diretamente o incidente, o Exército ucraniano assegurou sua determinação em “controlar o espaço aéreo, incluindo a área de Belgorod-Kharkiv, para eliminar a ameaça terrorista, enfrentando os bombardeios russos na Ucrânia”.
A Rússia acusou a Ucrânia de derrubar um avião militar russo que transportava 65 prisioneiros ucranianos, destinados a uma troca por prisioneiros de guerra russos na região de Belgorod, próxima à fronteira ucraniana. De acordo com autoridades russas, não houve sobreviventes. O Ministério da Defesa russo alegou que os ucranianos dispararam dois mísseis de um sistema de defesa antiaérea em Kharkiv, nordeste da Ucrânia, para abater o avião de transporte militar Il-76, sugerindo uma intenção de incriminar a Rússia.
Moscou afirma que o Exército ucraniano “tinha conhecimento certo” de que os russos transportariam os prisioneiros para Belgorod e, posteriormente, para um ponto de encontro na fronteira.
Este episódio intensifica as tensões já existentes entre Rússia e Ucrânia, reacendendo acusações mútuas que remontam ao início da invasão russa em fevereiro de 2022.
Leia Também:
EUA planejam restrições mais rigorosas às exportações de armas civis
Estados Unidos: Jovem resgata bebê de 9 meses após pais falecerem por eletrocussão.
____________________

Faça um comentário