Aumento de 140% nos casos de Covid gera preocupação de explosão após o Carnaval em São Paulo

Especialistas temem que aglomerações durante o feriado possam acelerar a propagação do vírus
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

Um novo relatório divulgado pela plataforma SP Covid-19 Infotracker, desenvolvida por pesquisadores da USP e da Unifesp, revela um aumento alarmante de 140% nos casos positivos de Covid-19 em São Paulo nas últimas duas semanas. Esse crescimento acende o alerta entre especialistas, que temem uma explosão de registros da doença no período pós-Carnaval.

A média móvel semanal, que era de 168 casos em 21 de janeiro, subiu para 404 casos em 4 de fevereiro, último dado disponível no painel da Secretaria Municipal da Saúde. Se comparado com a mesma data do ano anterior, o aumento é ainda mais expressivo, chegando a 344%.

Além do aumento nos casos, laboratórios e hospitais também registraram um aumento na taxa de testes positivos para Covid-19. A Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica) relatou que janeiro deste ano fechou com um índice de 26% de confirmação, o dobro do registrado no mesmo mês de 2023.

Especialistas apontam que as aglomerações durante o Carnaval podem ter contribuído para o aumento dos casos. Renato Kfouri, infectologista e vice-presidente da Sbim (Sociedade Brasileira de Imunizações), destaca que as aglomerações durante o feriado sempre provocam um aumento no número de casos quando já existe uma onda em curso.

Embora a Covid-19 não seja mais considerada uma emergência de saúde, devido à alta taxa de vacinação e aos sintomas cada vez mais leves, o Ministério da Saúde reforça a importância de medidas de prevenção, como o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização das mãos.

Os especialistas alertam que as novas variantes do coronavírus, como as subvariantes da Ômicron, estão associadas ao aumento dos casos. A variante JN.1, descendente da variante Pirola, tem se destacado na transmissão do vírus.

Diante desse cenário, é fundamental que a população continue seguindo as medidas de prevenção e evite aglomerações, mesmo após o Carnaval, para conter a propagação do vírus e garantir a segurança de todos.

Leia também:
Israel liberta reféns em Rafah em operação de resgate

Bolsonaro convoca ato na Paulista e promete presença: “Desta vez estarei lá”

Conflito Aéreo: Gol acusa Latam de práticas desleais em meio à recuperação Judicial nos EUA

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*