Biden anuncia negociações por trégua de seis semanas em Gaza e libertação de reféns

Presidente dos EUA Reforça Compromisso pela Paz em Encontro com Rei Abdullah da Jordânia
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

Em um comunicado oficial, o presidente JoeBiden revelou hoje que os Estados Unidos estão ativamente envolvidos em negociações para um acordo que envolve não apenas uma trégua de “pelo menos seis semanas” nas hostilidades entre Israel e o grupo Hamas, mas também a libertação de reféns retidos em Gaza. A medida visa garantir um período imediato e sustentado de calma na região, enquanto a comunidade internacional busca soluções duradouras para o conflito.

A importância da proteção dos civis em Rafah, na fronteira com o Egito, foi enfatizada pelo presidente democrata, que declarou: “Os Estados Unidos estão trabalhando em um acordo de reféns entre Israel e o Hamas, que traria um período de calma em Gaza por pelo menos seis semanas. Os civis em Rafah precisam ser protegidos”.

A iniciativa de Biden foi destacada durante seu encontro com o rei Abdullah da Jordânia na Casa Branca. Abdullah, aliado de longa data dos EUA, tem se manifestado favoravelmente a um cessar-fogo em Gaza. Os líderes, após suas discussões, reforçaram seus compromissos pela paz em pronunciamentos à mídia.

O momento estratégico da reunião é evidenciado pela crescente preocupação de Biden com a possibilidade de uma ofensiva terrestre israelense em Rafah, no sul de Gaza. Após recente diálogo com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a Casa Branca destacou a insistência de Biden em que qualquer operação militar na região deve ser acompanhada de um plano crível e executável para garantir a segurança e apoio aos mais de um milhão de pessoas que buscam abrigo lá.

A situação torna-se ainda mais delicada à medida que as autoridades de saúde palestinas estimam que mais de 28.000 pessoas em Gaza foram mortas na ofensiva israelense contra os combatentes do Hamas. A equipe de Biden tem buscado incansavelmente uma pausa nos combates, visando garantir a libertação dos reféns mantidos pelo grupo desde o ataque em outubro.

A diplomacia norte-americana, expressa no encontro com Abdullah, destaca um esforço significativo para encerrar o conflito em Gaza, evidenciando a urgência de buscar soluções pacíficas para a região devastada pelos conflitos.

Leia mais 

Michelle Bolsonaro ausente na turnê nos EUA durante crise política no Brasil; Damares Alves assume protagonismo no evento

Preferência dos Norte-Americanos por Trump na Administração da Economia Revelada em Pesquisa

Tragédia em Atenas: Ex-funcionário mata chefe e duas pessoas antes de se suicidar

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*